Mais

"Demorei a ver meus defeitos", diz Cuca, técnico do Atlético-MG, sobre caso de estupro na Suíça

Cuca falou sobre condenação por estupro na Suíça
Cuca falou sobre condenação por estupro na SuíçaPedro Souza/Atlético
O técnico Cuca foi apresentado pelo Atlético-MG, na manhã desta segunda-feira (13), para sua quarta passagem no comando do clube mineiro. Em entrevista coletiva na Cidade do Galo, o treinador voltou a falar sobre o caso de estupro em que foi condenado na Suíça.

Em seu primeiro encontro com a imprensa após sua volta ao Atlético-MG, Cuca não citou diretamente o episódio. O treinador afirmou que tem trabalhado para se tornar uma "pessoa melhor".

"Demorei muito tempo para falar daquele tema, e hoje eu abro falando dele. Eu demorei a ver meus defeitos. Eu tentava falar do Cuca, e a sociedade queria saber da causa, do que eu como homem podia fazer", iniciou o técnico do Galo.

Cuca inicia sua quarta passagem pelo Atlético-MG
Cuca inicia sua quarta passagem pelo Atlético-MGPedro Souza/Atlético

"Tenho trabalhado incessantemente para ser uma pessoa melhor, entender o tema, não só pelo Cuca, pelas minhas filhas, minha mãe, mas pelo respeito que as mulheres merecem. Estou aliado a isso. Tenho participado de palestras, onde conseguimos reunir meninas e meninos e discutir o tema de peito aberto", completou.

O episódio em questão ocorreu em 1987, em Berna, na Suíça, quando o Grêmio fazia excursão pela Europa. Cuca e outros três jogadores do clube gaúcho foram detidos após serem acusados de manter relações sexuais com uma menor de idade sem consentimento. Posteriormente, em 1989, Cuca foi condenado por coação e ato sexual com menor.

A condenação ficou esquecida por décadas e voltou ao noticiário nos últimos anos. Em janeiro de 2024, o Tribunal Regional de Berna-Mittelland, na Suíça, anulou a decisão contra Cuca. Isso ocorreu sem que se julgasse a inocência do hoje treinador, pois o julgamento inicial foi feito sem a presença do réu.

Cuca também falou sobre a montagem do elenco do Atlético-MG para 2025. Segundo o comandante do Galo, o clube precisará ser criativo no mercado, já que os valores para contratações estão inflacionados.

O elenco do Atlético-MG realiza a pré-temporada desde a última semana
O elenco do Atlético-MG realiza a pré-temporada desde a última semanaPedro Souza/Atlético

"Fiquei perplexo de participar das coisas com o Victor (diretor de futebol do Atlético-MG). Temos que ser criativos para buscar, dentro da responsabilidade, jogadores. Buscamos dois atacantes e outras posições. Acabaram saindo oito jogadores. Temos que recompor, para ficar com uma base forte também", explicou.

O Atlético-MG se prepara para disputar quatro competições em 2025: Brasileirão, Copa do Brasil, Sul-Americana e Mineiro. A estreia na temporada será no próximo sábado (18), contra o Cruzeiro, em amistoso pela FC Series.