Botafogo sofre transfer ban da FIFA por dívida com clube da MLS

John Textor tem mais um problema para resolver na gestão do Botafogo
John Textor tem mais um problema para resolver na gestão do BotafogoVítor Silva/Botafogo

O Botafogo sofreu na noite desta terça-feira (30) um transfer ban pela falta de pagamento ao Atlanta United na contratação do meia Thiago Almada, em 2024. A punição foi publicada pela FIFA em seu site.

Com a restrição, o Botafogo está impedido de registrar novos atletas pelas próximas três janelas de transferências. O Glorioso só poderá contratar caso pague o débito com o time dos Estados Unidos.

Siga as principais notícias do mercado da bola

Acordado em julho de 2024, o negócio que levou Thiago Almada ao Botafogo previa o pagamento de 21 milhões de dólares (R$ 115 milhões) ao clube dos Estados Unidos, mas apenas duas parcelas desse montante chegaram a ser efetivamente pagas. O clube brasileiro foi condenado a pagar o montante ao Atlanta United pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância máxima da Justiça Desportiva.

O Botafogo argumenta que a negociação de junho de 2024 estipulou o pagamento de 21 milhões de dólares (R$ 115 milhões) em quatro anos, por parcelas, mas o documento do Atlanta à FIFA exige quitação até 30 de junho de 2026.