Inter Miami anuncia renovação de contrato do atacante uruguaio Luis Suárez

Luis Suárez e Leo Messi comemoram um gol
Luis Suárez e Leo Messi comemoram um golRich Storry / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia

Fim da incerteza: o atacante uruguaio Luis Suárez vai jogar mais uma temporada ao lado de Lionel Messi no Inter Miami, até o final de 2026, conforme anunciou nesta quarta-feira o atual campeão da liga norte-americana (MLS).

A permanência do Suárez, que completa 39 anos em janeiro, estava em dúvida devido à falta de notícias sobre a renovação de seu contrato anterior, que terminava em dezembro, e pela recente perda de espaço sob o comando de Mascherano.

Siga as principais notícias do mercado da bola

As negociações entre as partes tiveram como condição respeitar o legado do ex-Barcelona, sem comprometer o limite salarial imposto aos times da MLS, disseram à AFP fontes próximas às conversas.

A renovação encerra os rumores que ligavam o uruguaio, segundo maior artilheiro da história do Inter, com 42 gols, a um possível retorno ao seu clube de formação, o Nacional de Montevidéu.

É também um alívio para o centroavante após uma campanha em que marcou 10 gols e deu 11 assistências em 32 partidas da MLS, mas que foi marcada por seu comportamento instável em campo, o que resultou em várias suspensões por agressão a adversários.

Números de Luis Suárez
Números de Luis SuárezFlashscore

Perder a titularidade

Luis chegou aos Estados Unidos em janeiro de 2024 para integrar os Quatro Fantásticos, a aposta do time de Miami para atrair atenção à liga ao contratar ex-estrelas do Barça como Messi, Busquets e Alba.

O craque argentino renovou, em outubro, seu contrato até 2028, o que abre de vez a possibilidade de defender a coroa mundial com a Argentina na Copa do Mundo de 2026.

Os dois espanhóis, de 37 e 36 anos, respectivamente, penduraram as chuteiras ao final da temporada 2025, uma campanha histórica para o Inter, mas que terminou com muitas dúvidas em torno do maior artilheiro da seleção uruguaia.

O uruguaio perdeu a vaga de titular para a promessa argentina Mateo Silvetti, de 19 anos, na reta final da última temporada e não entrou em campo na primeira final de MLS da história das Garças.

O camisa 9 assistiu do banco à primeira conquista da franquia da Flórida na liga norte-americana, vencida sobre o Vancouver Whitecaps do meia alemão Thomas Müller.

"Não é fácil deixar um jogador como o Luis no banco, com toda a sua trajetória", admitiu Javier Mascherano, após uma vitória contundente por 4 a 1 sobre o Cincinnati nas quartas de final da Conferência Leste.

Concachampions, o objetivo

Aquele foi o primeiro duelo rumo ao título em que Suárez, considerado um dos melhores atacantes do século, começou no banco do jovem time que tem o inglês David Beckham como coproprietário.

Tanto o treinador quanto vários jogadores do elenco rosa destacaram a postura que Suárez teve ao perder a titularidade para um jovem, que ainda se entrosou perfeitamente com Messi, no ano em que o uruguaio ultrapassou a marca dos 600 gols.

Mas a permanência do feroz atacante uruguaio reforça a iniciativa dos donos do Inter de montar um elenco altamente competitivo para tentar conquistar pela primeira vez a Liga dos Campeões da Concacaf.

"Luis é uma lenda do futebol e um dos melhores camisas 9 de todos os tempos", destacou recentemente o sócio majoritário do clube, Jorge Mas.

As Garças substituíram em dezembro Jordi Alba pelo também espanhol Sergio Reguilón, ex-Real Madrid e Sevilla, que vai se juntar a uma estrutura liderada em campo por Messi, seu compatriota De Paul e, claro, Suárez.