O zagueiro de 36 anos encerrará uma gloriosa carreira profissional de 16 anos, na qual conquistou títulos pelo Barcelona e pela seleção espanhola, incluindo a Euro de 2012 e a Champions League em 2014/15.
"Faço isso com absoluta convicção, realização e felicidade, porque sinto que percorri esse caminho com toda a paixão possível e que agora é o momento certo para começar uma nova era e encerrar a anterior com os melhores sentimentos", disse o lateral em um vídeo emocionante no Instagram.
Sua saída foi uma surpresa, já que ele havia estendido seu contrato até o final de 2027 em maio. Sua decisão se deve a razões estritamente pessoais e familiares, disse uma fonte próxima à AFP.
Baixo (1,70 metro), mas forte fisicamente, Alba se destacou em campo por seu poder ofensivo e pela parceria letal que formou com Messi, tanto no Inter Miami quanto no Barça, clube onde se desenvolveu e que defendeu de 2012 a 2023.

"Hoje encerro este capítulo sabendo que dei tudo de mim. O futebol foi, é e sempre será uma parte essencial da minha vida. Obrigado, futebol. Obrigado por tanto", acrescentou o lateral em seu vídeo de despedida.
O Inter Miami ainda tem duas partidas da temporada regular para disputar antes do início dos playoffs, em 24 de outubro.