Mais

Messi chega à última rodada da MLS brigando pela artilharia e por prêmio de MVP

Messi tem 26 gols em 27 partidas
Messi tem 26 gols em 27 partidasRich Storry / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A fase regular da MLS será encerrada na noite deste sábado (18) com uma intensa luta para melhorar posições para os play-offs. O astro Lionel Messi tem um duplo objetivo para atingir com a camisa do Inter Miami: conquistar a Chuteira de Ouro, prêmio entregue ao artilheiro, além de ser reconhecido como o MVP do torneio.

O argentino já foi eleito Jogador Mais Valioso (MVP) na temporada passada, a primeira que disputou de forma completa com o uniforme do Inter Miami.

Confira a tabela completa da MLS

Nesta temporada, ele pode terminar o torneio como o jogador que mais balançou as redes adversárias e também o segundo a possuir dois MVP da competição, acompanhando o sérvio Preki (1997 e 2003).

"Não há qualquer tipo de dúvidas" de que Messi é o MVP, disse o treinador Javier Mascherano na coletiva de imprensa de sexta-feira. "Mesmo dando a vantagem de ter jogado menos partidas do que os concorrentes", lembrou o compatriota.

Saiba como acompanhar a temporada de Messi e outros craques pelo Flashscore

"Poderíamos medir o Leo apenas pelos dados, e ele é o melhor, mas vai além disso", apontou. "É o que reflete em campo, a importância que tem dentro da equipe e, sobretudo, o que faz desfrutar todos os que têm a possibilidade de o ver".

Números de Messi
Números de MessiFlashscore

Briga pela artilharia

A Chuteira de Ouro, entregue ao artilheiro da competição, seria uma novidade no incomparável currículo do capitão albiceleste, vencedor de um recorde de oito Bolas de Ouro na sua carreira.

Antes da última rodada, neste sábado, Messi lidera a lista de marcadores com um registro excepcional de 26 gols em 27 partidas, superando em dois gols o gabonês Denis Bouanga (Los Angeles FC) e em três o inglês Sam Surridge (Nashville).

O argentino lidera a corrida apesar de ter disputado três e seis rodadas a menos do que Bouanga e Surridge, respectivamente. "Se pudermos ajudar o Leo a ganhar a Chuteira de Ouro, seria fantástico", antecipou Mascherano. "Vamos tentar fazer tudo o possível para ajudá-lo", garante. 

Liderança em jogo

Além do apoio ao seu capitão, o Inter Miami tem outro objetivo claro na visita deste sábado ao Nashville, de Sam Surridge. Os pupilos de Mascherano, que ocupam a terceira posição da Conferência Leste, têm a possibilidade de subir um lugar caso o FC Cincinnati tropece frente ao CF Montreal.

O Cincinnati tem 62 pontos, os mesmos que o Inter Miami, mas com vantagem no desempate, e nenhum deles pode já alcançar o líder, Philadelphia Union, que conta com 66 pontos.

A classificação da temporada regular determina o mando de campo para os play-offs, que começam em 24 de outubro. Mascherano já adiantou que contará tanto com Messi como com Rodrigo De Paul sem limitações, apesar de ambos terem jogado o amistoso da última terça-feira entre Argentina e Porto Rico.

O Nashville, por seu lado, está na sexta posição do Leste com 54 pontos e também pode subir dependendo dos resultados de New York City e Charlotte, quinto e quarto classificados, ambos com 56 pontos.

No Oeste, o primeiro lugar da conferência estará em jogo na rodada final deste sábado, conhecida como o "Decision Day". Aos Vancouver Whitecaps do alemão Thomas Müller, líder provisório com 63 pontos, basta pontuar frente ao FC Dallas para terminar no topo da tabela. A sua única ameaça é o San Diego FC (60 pontos) do mexicano Hirving "Chucky" Lozano, que visitará os Portland Timbers com a ambição de um primeiro lugar que coroaria uma histórica temporada de estreia na MLS.