Mais

Jamais perdeu: Recorde as estreias de Neymar em sua trajetória por clubes e Seleção

Neymar está de volta ao futebol brasileiro depois de 12 anos
Neymar está de volta ao futebol brasileiro depois de 12 anosRaul Baretta/Santos FC
Neymar fará sua reestreia com a camisa do Santos nesta quarta-feira (5), contra o Botafogo-SP, às 21h35, na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Paulistão. Existe uma grande expectativa em torno da volta do astro brasileiro, que não entra em campo desde novembro do ano passado, quando acusou uma lesão na coxa em partida pelo Al-Hilal.

A previsão é que Neymar atue por cerca de 30 minutos contra o Botafogo-SP, saindo do banco de reservas. Neste momento, é importante que este retorno seja feito de forma coordenada, dando condições de que, gradualmente, a minutagem seja aumentada no Santos

Confira a tabela do Paulistão no Flashscore

Mas o torcedor pode ficar bem animado. As estreias de Neymar costumam ser positivas. Ele jamais foi derrotado neste cenário. O Flashscore recorda os confrontos: 

Tudo começou no Pacaembu 

Em 2009, no dia 7 de março, Neymar, aos 17 anos, recebeu sua primeira oportunidade no profissional do Santos. O Alvinegro Praiano venceu o Oeste por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista, com gols de Roni e Madson. A torcida santista estava em maior número no Pacaembu, mas o mando era do Oeste. 

O jovem passou em branco naquele confronto, mas mostrou ousadia e também aliviou a barra do técnico Vágner Mancini, já que o Peixe vinha fazendo um jogo horroroso e precisava de um fator novo para aplacar a fúria da torcida. Ele entrou na vaga de Molina aos 14 minutos do segundo tempo. 

Deixou sua marca na Seleção 

Neymar fez sua estreia pela Seleção Brasileira principal em amistoso contra os Estados Unidos em 2010, no primeiro desafio da Amarelinha após a Copa da África do Sul. O jogo, disputado no dia 10 de agosto, em Nova Jersey, teve a assinatura do craque. 

Neymar, então aos 18 anos, abriu o placar na vitória por 2 a 0. Aos 29 minutos do primeiro tempo, ele completou cruzamento de André Santos e marcou. Alexandre Pato fez o segundo do Brasil. Aquele time era comandado por Mano Menezes e também contava com Ganso, seu parceiro de Santos. 

Debut no Barcelona

Neymar fez sua estreia pelo Barcelona no dia 30 de junho de 2013, em amistoso de pré-temporada contra o Lechia Gdansk. A partida terminou empatada em 2 a 2. O astro brasileiro já entrou em campo com o placar definido, aos 34 minutos da etapa final, quando substituiu o chileno Alexis Sánchez. 

No período em que esteve em campo, cerca de 15 minutos, Neymar não participou de lances agudos, tentou uma jogada individual e um passe de calcanhar, mas foi caçado pelos marcadores, sofrendo muitas faltas. Um roteiro conhecido na trajetória do craque. 

Gol e assistência no PSG

Maior transferência da história do futebol, Neymar deu seu cartão de visitas na estreia pelo PSG, em duelo da Ligue 1. No dia 13 de agosto de 2017, contra o Guingamp, o brasileiro foi o destaque da vitória por 3 a 0, marcando um dos gols e dando uma assistência. O debut de gala rendeu manchetes e iniciou uma nova era no clube parisiense. 

Participativo na estreia pelo Al-Hilal 

Na primeira de suas sete partidas com a camisa do Al-Hilal, Neymar pode até ter passado em branco na goleada sobre o Al-Riyadh por 6 a 1, mas participou ativamente de quatro gols, incluindo uma assistência para Malcom balançar as redes.