Quais são os clubes com os maiores jejuns de títulos estaduais? Veja lista

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quais são os clubes com os maiores jejuns de títulos estaduais? Veja lista

Último Paulistão do Santos foi conquistado em 2016
Último Paulistão do Santos foi conquistado em 2016Ivan Storti/Santos FC/Divulgação
Os campeonatos estaduais já começaram pelo país, trazendo de volta rivalidades regionais, além da presença sempre simpática dos clubes do interior e suas grandes histórias. Vencer o Estadual não significa necessariamente que um time terá uma temporada de sucesso, mas ficar sem a conquista pode deixar marcas e críticas.

Cobranças que podem ser aumentadas quando os clubes estão sem levantar o caneco há algum tempo. Mandar no "terreiro de casa" é sempre importante dentro de um futebol nacional extremamente competitivo. 

O Flashscore traz uma lista dos clubes grandes de cada Estado que ostentam o maior jejum de conquistas nos principais campeonatos do país. 

Veja abaixo:

Paulista 

7 anos - O Santos não vence o Campeonato Paulista desde 2016, quando conquistou seu 22º título estadual ao bater o Audax na final. Em 2024, o Peixe quer evitar entrar no oitavo ano de fila.

O torneio estadual será uma das duas competições que o time terá na temporada, já que não disputará a Copa do Brasil e acabou rebaixado à Série B.

Nesses sete anos de seca, o Santos chegou às semifinais em duas ocasiões, mas jamais voltou à decisão do Paulistão.

Carioca 

7 anos - O Vasco não conquista o Campeonato Carioca desde 2016, quando derrotou o Botafogo na decisão e conquistou o 24º Estadual de sua história. Inclusive, esse foi o último título do clube de São Januário. 

Nesse período de seca, o Vasco acabou ficando com o vice-campeonato em 2018 e 2019, derrotado por Botafogo e Flamengo, respectivamente. 

Mineiro 

7 anos - Assim como Santos e Vasco, o América-MG não conquista o Estadual desde 2016. Naquela ocasião, o Coelho superou o Atlético-MG na final. É preciso destacar que o Galo vem dominando o torneio local desde 2020, com quatro títulos em sequêcia. O Cruzeiro não levanta o Campeonato Mineiro desde 2019. 

Gaúcho 

7 anos - Seguindo Santos, Vasco e América-MG, o Internacional está na fila do Gauchão desde 2016, quando conquistou o Estadual em final contra o Juventude. Desde 2018, o arquirrival Grêmio vem abocanhando todo os títulos do Gauchão, sendo que nas duas últimas temporadas o Colorado sequer chegou à final. 

Paranaense 

17 anos - O Paraná Clube conquistou pela última vez o Campeonato Paranaense em 2006. Neste ano, a equipe vai ampliar esse jejum para mais uma temporada, já que milita na segunda divisão local e não possui calendário nacional.

O Paraná não joga desde junho do ano passado, quando foi eliminado na primeira fase da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. A equipe vive a expectativa de negociar a SAF para ressurgir no futebol.

Goiano 

18 anos - O Vila Nova não conquista o Campeonato Goiano desde 2005, quando superou o Goiás na decisão. A última final da equipe foi em 2021, quando acabou surpreendida pelo Grêmio Anápolis

Baiano 

6 anos - Atual campeão brasileiro da Série B, o Vitória não conquista o Campeonato Baiano desde 2017, quando derrotou o arquirrival Bahia. No ano seguinte, o Tricolor de Aço deu o troco e, desde então, o Leão não voltou mais à final do torneio estadual. 

 Catarinense 

5 anos - O Figueirense não conquista o Catarinense desde 2018, quando superou a Chapecoense na final. Desde então, o time nunca mais voltou a disputar uma final de Estadual, fato que se confunde com o momento de crise atravessado pelo clube. 

Pernambucano 

7 anos - A última conquista estadual do Santa Cruz foi em 2016, quando superou o rival Sport na final do Campeonato Pernambucano. O Santinha ainda voltou a disputar uma decisão em 2020, mas acabou perdendo a taça para o Salgueiro. Foi o primeiro e único título conquistado por uma equipe do interior de Pernambuco na história da competição.