O Flashscore separou cinco times do futebol brasileiro que merecem ser observados durante este ano. Seja pelas contratações ou pelo calendário que vai exigir grands desafios, como a disputa do Super Mundial de Clubes da FIFA no meio do ano. Aliás, o grande torneio de 2025.
Confira abaixo:
Cruzeiro: colecionador de ídolos
Com a contratação de Gabigol e Dudu, além da presença de Cássio, o Cruzeiro tem em seu elenco ídolos de Flamengo, Palmeiras e Corinthians, respectivamente. O time mineiro tem objetivos ousados em 2025 e quer voltar a ser protagonista. Para tanto, reforçou seus quadros com referências do futebol nacional nos últimos anos.
Em 2024, com um time ainda imaturo, a equipe chegou à final da Copa Sul-Americana e deixou o título escapar. Desta vez, com um grupo encorpado e volumoso, a Raposa quer abrir um novo ciclo de conquistas e apresenta-se como um time cascudo, contando ainda com peças como Matheus Pereira e William, destaques do último ano.

Palmeiras: "Estão mais calmos?"
Será um ano de mudanças para o Palmeiras, que passam desde o patrocínio máster, com a saída da Crefisa, e vão até o elenco, com novas peças e um investimento milionário em reforços, haja vista o aporte para tirar Paulinho do Atlético-MG. A criticada Leila Pereira já deixou claro que investirá forte para fazer um elenco vencedor, mirando especialmente o Mundial do meio do ano, nos Estados Unidos.
A dirigente segue mirando o mercado da bola, apontando seus canhões da Premier League à Toca da Raposa 2, com os Pereiras, Andreas e Matheus, no radar. E mesmo que nenhum dos dois apareça na Academia palmeirense, a certeza é que o time vai contratar e vai gastar. O Palmeiras precisa qualificar o seu elenco. Até mesmo para que Leila, em seu segundo mandato, deixe o torcedor mais calmo.

Botafogo: A missão é se remontar
O Botafogo foi o grande time de 2024. Campeão do Brasileirão e da Libertadores com sobras. Uma equipe que estancou o passado jogando um futebol de altíssima qualidade. Além disso, os investimentos do grupo gerido pelo norte-americano John Textor foram altíssimos, fazendo as maiores contratações do futebol brasileiro com as chegadas de Luiz Henrique e Almada.
Mas o argentino, por exemplo, está de malas prontas, assim como o técnico Artur Jorge e outros vários atletas do elenco. Luiz Henrique pode ser outro a caminho da Europa. O desafio do time será realmente se remontar - mais uma vez -, desde o comando técnico ao grupo de jogadores. Caso Textor consiga executar este processo ao lado de seus gestores, mais uma vez a SAF botafoguense terá que ser elogiada. O nível estabelecido pelo time foi altíssimo e o torcedor realmente quer que tal status se mantenha.

Flamengo: Uma nova gestão
Campeão da última Copa do Brasil, o Flamengo entra em 2025 sob uma nova direção. Sai Rodolfo Landim e entra Luiz Eduardo Baptista, o Bap, com a missão de profissionalizar a gestão do clube rubro-negro. Dentro deste processo de transição, saiu também Marcos Braz para a chegada do português José Boto, o novo homem forte do futebol.
É um Flamengo com mudanças administrativas e que também viverá uma nova era após a saída de Gabriel Barbosa, um dos ícones da equipe carioca nos últimos anos. O patamar continua alto e Filipe Luís tem tudo para brilhar com uma temporada completa à frente da equipe. As amostragens da reta final de 2024, com o título da Copa do Brasil no currículo, deixaram uma ótima impressão do que pode vir no futuro.

Corinthians: O efeito Memphis
O Corinthians terminou a temporada em alta. Com Memphis ditando o ritmo e um time muito bem encaixado sob a batuta de Ramón Díaz, o Timão fez uma incrível corrida no Brasileirão, saindo do risco do rebaixamento para uma classificação à fase prévia da Copa Libertadores.
Pelo que desempenhou, o time deixou aquele "gostinho" de quero mais. Garro foi o maestro, enquanto Yuri Alberto calibrou o pé e transformou-se em uma máquina de gols. Acima de tudo, cresceu a confiança do elenco, com os setores muito bem equilibrados. O efeito Memphis. E ele, com certeza, deverá continuar mostrando seu futebol bastante qualificado nos gramados nacionais, agora vivendo uma temporada cheia. E quem sabe vem mais surpresas por aí... A torcida está na espera.
