Liverpool e Manchester City voltam à ação na Premier League, com ambas as equipes tendo muito em jogo antes do confronto de domingo. Os "Sky Blues" visitam os "Reds" em Anfield, ocupando a segunda posição, nove pontos atrás do líder Arsenal, então uma derrota seria um golpe quase fatal para suas esperanças de título.
Siga a Premier League pelo Flashscore
Enquanto isso, a equipe de Arne Slot ocupa a sexta posição, quatro pontos atrás do top cinco, então uma vitória em casa contra os Citizens é crucial para se manter na luta por uma vaga na próxima Champions League.
Se olharmos para as visitas do Manchester City ao campo do Liverpool nos últimos anos, podemos ter uma ideia do enorme desafio que Guardiola enfrenta no domingo, em Merseyside, onde conquistou apenas uma vitória em suas últimas 10 visitas.
Anfield, sem dúvida, provou ser o estádio "amaldiçoado" do treinador espanhol. Mesmo em seus melhores anos no comando do City, uma visita a Anfield para o ex-treinador do Barcelona era como ir ao dentista, com um retrospecto de 1 vitória, 3 empates e 6 derrotas.
Acompanhe Liverpool x Manchester City com narração ao vivo do Flashscore
O técnico espanhol fez sua primeira visita ao Liverpool como treinador do Manchester City em uma partida da Premier League em dezembro de 2016, sofrendo uma derrota apertada por 1 a 0. Um ano depois, a segunda visita de Pep terminou em um emocionante jogo de 7 gols a favor dos "Reds", que conquistaram os três pontos após vencerem, por 4 a 3, em janeiro de 2018.
No mesmo ano, os dois times se enfrentaram nas quartas de final da Champions League, e o jogo de ida em Anfield foi um pesadelo para Guardiola, que viu sua equipe cair, por 3 a 0, em abril de 2018, antes de ser eliminada da competição após também perder por 2 a 1, em casa, no jogo de volta.
Após três derrotas consecutivas, Guardiola conseguiu segurar o Liverpool em um empate sem gols, em Merseyside, em outubro de 2018, embora um ano depois, em novembro de 2019, a história tenha se repetido, com derrota por 3 a 1, fora de casa.
As coisas pareciam prestes a mudar quando, em fevereiro de 2021, Guardiola finalmente conquistou uma vitória, por 4 a 1, em Anfield, com gols de Foden, Sterling e um doblete de Gundogan.
No entanto, essa vitória não se mostrou um ponto de virada para o técnico espanhol, que foi segurado em dois empates e duas derrotas em suas próximas quatro visitas a Merseyside.
O dia fora de casa mais difícil entre o 'Big Six'
Assim, o Liverpool se mostrou, com folga, o adversário mais difícil de ser superado por Guardiola, fora de casa, entre os clubes do Big Six. Na sequência aparece o Tottenham, contra quem o treinador soma cinco vitórias, um empate e sete derrotas.
Vale ressaltar que nem todas essas partidas foram disputadas no Tottenham Hotspur Stadium, já que até o final da temporada 2016/17, os Spurs jogavam seus jogos em casa em White Hart Lane.

Enquanto o novo estádio era construído, os "Lilywhites" usaram Wembley como seu estádio na temporada 2017/18, passando a atuar no novo estádio na temporada seguinte.
Quanto ao Chelsea, Stamford Bridge tem sido um estádio relativamente imparcial para Guardiola, que conquistou 5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas em 11 visitas.
Old Trafford, apesar de ter sido um lugar muito difícil para o Manchester City visitar no início do século, tornou-se um destino agradável para o ex-treinador do Barcelona, que venceu sete jogos, empatou três e perdeu quatro na casa do Manchester United.
Sem dúvida, o rival que o treinador espanhol do Big Six mais gosta de visitar é o Arsenal, já que Guardiola tem um retrospecto incrível no Emirates Stadium de oito vitórias, três empates e quatro derrotas, incluindo uma sequência de sete vitórias consecutivas, entre março de 2018 e fevereiro de 2023.
