Mais

Apesar de números indicarem distância do título, Forest vê torcedores em conto de fadas

Técnico Nuno Espírito Santo faz Forest sonhar alto na Premier League
Técnico Nuno Espírito Santo faz Forest sonhar alto na Premier LeagueManjit Narotra/ProSports/Shutter / Shutterstock Editorial / Profimedia
O Nottingham Forest tem 0% de chance de ganhar o título inglês, de acordo com a Opta, parceira de dados da Premier League, mas os torcedores do clube de Midlands podem ser perdoados se estiverem sonhando com um conto de fadas.

A vitória por 3 a 0 sobre o Wolverhampton na segunda-feira (6) colocou a equipe de Nuno Espírito Santo com 40 pontos, empatada com o segundo colocado Arsenal e seis atrás do favorito ao título, o Liverpool.

Confira a classificação da Premier League

Após 20 jogos, o Forest já tem oito pontos a mais do que na temporada passada, quando passou praticamente toda a campanha envolvido em uma luta contra o rebaixamento.

Eles venceram seis jogos consecutivos no campeonato, não sofreram gols em nenhum dos últimos quatro e ganharam mais pontos do que qualquer outro time nas últimas oito rodadas de jogos da primeira divisão.

Espirito Santo diz que nem sequer está olhando para a tabela, mas para os torcedores do Forest, a empolgação está aumentando.

A classificação para a Liga dos Campeões agora parece uma possibilidade real para um clube que, na era de ouro de Brian Clough, conquistou o título inglês em 1977-78, duas Copas da Europa consecutivas e quatro Copas da Liga Inglesa antes de entrar em um longo declínio.

Forest pegou o elevador com o técnico Nuno Espírito Santo
Forest pegou o elevador com o técnico Nuno Espírito SantoFlashscore

O time começou a temporada como 80-1 para terminar entre os quatro primeiros colocados, mas esse número foi reduzido para 11-4 pelas casas de apostas William Hill.

E, embora os analistas de dados possam descartar o Forest como candidato ao título, há um histórico recente de um clube da região leste de Midlands que rasgou o roteiro e conquistou o título.

A incrível corrida do Leicester City para o título da Premier League em 2016 quebrou o teto de vidro para os chamados “também-rans na primeira divisão da Inglaterra” e há semelhanças impressionantes com o que Claudio Ranieri conseguiu com seus intrépidos Foxes.

Atual posição faz Forest sonhar com presença na Champions League
Atual posição faz Forest sonhar com presença na Champions LeagueFlashscore

Na temporada anterior à conquista do título, o Leicester parecia destinado ao rebaixamento, mas venceu seis de seus últimos oito jogos sob o comando de Nigel Pearson, antes de dar lugar a Ranieri.

O Forest terminou em 17º lugar na última temporada, depois que Espírito Santo substituiu Steve Cooper, e passou por uma transformação semelhante sob o comando de um técnico que, assim como Ranieri, tem algo a provar.

Ranieri foi demitido pelo Chelsea em 2004, enquanto Espirito Santo durou apenas alguns meses no Tottenham em 2021, com a sugestão de que o português estava fora de seu alcance.

Dúvidas superadas

Muitos dos jogadores do Forest também se sentem motivados por terem sido descartados - ninguém mais do que o atacante neozelandês Chris Wood, que não foi considerado um bom jogador pelo Newcastle, mas que aumentou seu número de gols na temporada para 12 com um gol contra o Wolves.

Assim como quando Pearson se separou do Leicester, alguns torcedores do Forest ficaram divididos quando Cooper deixou o City Ground para ser substituído pelo ex-técnico do Wolves, Espírito Santo.

Mas todas as dúvidas foram superadas e os torcedores têm todos os motivos para acreditar que o clube está prestes a fazer algo especial.

Das 70 equipes que somaram 40 pontos ou mais em seus primeiros 20 jogos, apenas quatro não conseguiram terminar entre os quatro primeiros.

O Leicester também somou 40 pontos em 20 jogos e conquistou o título com 81, 10 a mais que o segundo colocado, o Arsenal.

Para contextualizar, o Forest tem o Liverpool de Arne Slot para enfrentar, enquanto o Leicester aproveitou ao máximo o fato de todos os chamados grandes clubes terem fracassado naquela temporada.

“Só temos que encarar jogo a jogo e não nos precipitarmos. Manter a calma e a humildade”, disse o meio-campista do Forest, Morgan Gibbs-White, na segunda-feira, fazendo eco às palavras de seu técnico.

No entanto, se o Forest vencer o Liverpool em casa na próxima terça-feira, será impossível controlar as expectativas.

“Se eles vencerem o Liverpool, estarão na disputa pelo título”, disse Jamie Carragher, comentarista da Sky Sports.