Mais

Após contratação de Mbeumo, United foca nas vendas; Antony é uma das opções para faturar

Última temporada pelo Betis pode ajudar United a negociar o brasileiro Antony
Última temporada pelo Betis pode ajudar United a negociar o brasileiro AntonyStu Forster / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Após semanas de negociações, que pareciam durar todo o verão europeu, o Manchester United oficializou a contratação do atacante Bryan Mbeumo, do Brentford. O trabalho está apenas no começo, e a INEOS, empresa dona de 25% das ações do clube, ainda não pode descansar neste mercado.

O United concluiu uma contratação que, pela segunda vez na janela de julho, parece ser um passo em uma direção positiva. No entanto, se quiser melhorar um time que está no fundo do poço depois de ficar perto do rebaixamento na última temporada, precisará encontrar uma maneira de acabar rápido com o impasse em torno das vendas.

Acompanhe as notícias do mercado da bola

Em uma janela de transferências em que as saídas são vitais para o moral do elenco e para financiar a tão necessária reconstrução, a INEOS e o diretor de futebol, Jason Wilcox, devem voltar a atenção para a venda de uma longa lista de jogadores que não fazem parte do projeto do técnico Ruben Amorim.

Então, quais jogadores estão à venda e que interesse há neles?

1. Marcus Rashford

Rashford teve um período de empréstimo encorajador no Aston Villa, em que, embora não tenha brilhado, redescobriu a boa forma e foi recompensado com uma convocação para a seleção inglesa por Thomas Tuchel, em março.

Ao contrário de outros desta lista de transferências, o "cria" da base do United também tem um currículo impressionante para tentar os interessados a fazer uma oferta. Em seu melhor momento da carreira, o inglês de 27 anos foi imparável, e um Rashford confiante seria um trunfo para a maioria dos times.

O problema que o atacante enfrenta é o fato de não ter apresentado esses níveis de forma consistente de uma temporada para outra. Quando se leva em conta também o salário exorbitante, de repente temos um atleta que poucos clubes podem pagar e menos ainda querem arriscar, dada a inconsistência.

Dito isso, o jornalista David Ornstein informou que o Barcelona está perto de contratar Rashford por empréstimo com opção de compra, depois de fracassar na tentativa de obter Nico Williams, do Athletic Bilbao.

Um empréstimo é ideal para a INEOS e Ruben Amorim, que concordam que Rashford não tem futuro no clube. No entanto, considerando os altos salários de Rashford e a falta de interesse em outros lugares, fechar um acordo com opção de compra com o Barcelona é positivo para todas as partes.

2. Alejandro Garnacho

O segundo atacante de alto nível que caiu em desgraça com o implacável Amorim é Garnacho. Não faz muito tempo que o argentino era o garoto de ouro de Erik ten Hag. Aos 21 anos, o jogador rapidamente se tornou um dos favoritos dos torcedores por sua objetividade, coragem e capacidade de produzir jogadas espetaculares.

No entanto, após a nomeação de Amorim em novembro da temporada passada, Garnacho não conseguiu se adaptar efetivamente ao novo sistema e teve os minutos limitados. Isso fez com que jogasse apenas 20 minutos na final da Liga Europa - uma decisão que não aceitou bem.

"Até a final (da Liga Europa), joguei todas as rodadas ajudando o time. Então chega a final, e eu jogo 20 minutos? Não sei. Vou tentar aproveitar o verão e depois veremos o que acontece", desabafou após a partida. 

Não é de se surpreender que Amorim não tenha reagido bem a esses comentários, e logo a imprensa noticiou que Garnacho seria retirado do elenco e que estava à venda. O argentino já não foi relacionado no último jogo do United da temporada. Amorim é um homem de princípios e é improvável que mude de ideia sobre Garnacho.

Então, qual será o destino de Garnacho? O Chelsea parece ser o mais provável no momento e, se for possível chegar a um acordo, seria uma boa opção para ambas as partes. Os Blues garantiriam um jogador extremamente talentoso que pode se tornar um dos melhores pontas da liga.

O quesito problemático são as atitudes, que o colocaram em apuros em várias ocasiões durante a carreira. Se Enzo Maresca conseguir resolver isso, terá uma adição útil a um elenco jovem, faminto e extremamente talentoso. O que pode preocupar o Chelsea é o recente período de empréstimo pouco satisfatório de outro jogador do United, Jadon Sancho.

Será que é muito arriscado gastar o dinheiro em um jovem ponta do United com problemas de atitude semelhantes aos de Sancho? É nesse ponto que Garnacho pode ter se encurralado um pouco, já que os relatos sugerem que o argentino só está interessado em uma transferência para a Premier League.

Ignorar o interesse do Napoli e de outros interessados no exterior pode ser um erro caro se não conseguir se transferir para a Inglaterra até o final de agosto. Porque se Garnacho ou Rashford ainda estiverem no clube até lá, não espere que Amorim reintegre a dupla ao elenco, pelo menos não por opção.

Estatísticas de Garnacho
Estatísticas de GarnachoFlashscore

3. Jadon Sancho

O fraco período de empréstimo de Sancho no Chelsea resultou na recusa dos campeões da Copa do Mundo de Clubes em contratá-lo em definitivo. Isso fez com que o United ficasse com outro jogador que não faz parte dos planos depois que o atacante desrespeitou o clube em várias ocasiões e se desentendeu com o ex-treinador Ten Hag.

Sancho é um jogador, mais do que qualquer outro, que não tem nenhuma perspectiva de futuro no clube. Vários jornalistas italianos informaram que a Juventus quer contratar Sancho em um contrato permanente. Uma mudança para o exterior parece ser a decisão mais inteligente, e a Velha Senhora pode oferecer a Sancho o recomeço de carreira que precisa.

O inglês não tem o ritmo ou o físico necessários para ter sucesso na Premier League, mas se destacou em duas passagens pela Alemanha e pode ser uma contratação inteligente para os gigantes italianos.

4. Antony

Não há muito ressentimento entre Antony e Manchester United. No entanto, isso não significa que o brasileiro faça parte dos planos de Amorim, já que o português deixou claro que não o valoriza o suficiente. É curioso que depois de um empréstimo extremamente bem-sucedido no Real Betis na segunda metade da temporada passada, haja poucas notícias sobre o futuro do ponta.

Seria de se esperar que houvesse muito interesse em Antony depois de um empréstimo em que o atacante fez mais do que se colocar na vitrine: se tornou o favorito da torcida no Betis. Não há dúvidas de que os espanhóis gostariam de ter Antony de volta, mas não podem pagar pela contratação, e o United não está interessado em outro empréstimo.

O técnico que contratou Antony, Ten Hag, está supostamente interessado em levá-lo para o novo clube, Bayer Leverkusen, embora sejam apenas rumores. Ainda resta muito tempo na janela para que um clube bata à porta, mas, de todos os indesejados do United, a impressionante passagem pela Espanha deve fazer de Antony o mais procurado.

Saída em massa ou problemas para o Manchester United

Esses são apenas os quatro nomes de maior destaque em uma longa lista de jogadores pelos quais o United ouviria ofertas, incluindo Luke Shaw e Tyrell Malacia. O desafio à frente é enorme e o clube precisa se mexer se quiser levantar fundos para trazer um atacante, um goleiro e um meio-campista - três posições que pretende reforçar, de acordo com o The Athletic.

O problema é que, devido aos problemas de lesão e à falta de campanha, será que há tanto interesse nos jogadores rejeitados pelo United ou demanda por jogadores com personalidades complicadas e salários altos? Essas são as perguntas difíceis que a INEOS e Ruben Amorim enfrentam.

Os Red Devils podem acabar relutantemente forçados a reintegrar jogadores com histórias que pareciam certas de terem chegado ao fim. O desafio da INEOS é evitar esse desfecho e proporcionar ao técnico a reforma de que precisa.