Eberechi Eze voltou a ser decisivo no dérbi do norte de Londres: marcou duas vezes e liderou a vitória ao lado de Viktor Gyökeres, que também balançou as redes duas vezes. Randal Kolo Muani descontou para o Tottenham.
Confira a tabela da Premier League no Flashscore
Com o resultado, o Arsenal ganhou fôlego na acirrada disputa com o Manchester City pelo topo da Premier League. Os Gunners chegaram aos 61 pontos, cinco a mais que a equipe comandada por Pep Guardiola, vice-líder da competição. O Arsenal, entretanto, tem um jogo a mais que o rival.
O time londrino vinha de dois empates frustrantes no campeonato, entre eles o 2 a 2 com o lanterna Wolverhampton, fora de casa. Apesar dos tropeços recentes, o Arsenal não perde há oito partidas em todas as competições, com seis vitórias e dois empates no período.
Do outro lado, o Tottenham segue em seu calvário no Campeonato Inglês e ainda flerta com a zona de rebaixamento. Nem mesmo a estreia de Igor Tudor no comando técnico trouxe o ânimo necessário para uma resposta imediata diante da torcida.

Os Spurs chegaram ao nono jogo consecutivo sem vitórias na Premier League — a maior sequência negativa entre todos os clubes do torneio, inclusive o Wolverhampton, que soma oito partidas sem vencer. A equipe ocupa a 16ª colocação, com 29 pontos, apenas quatro acima do West Ham, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Para dimensionar a fase ruim, o Tottenham é o único clube da Premier League que ainda não venceu em 2026. O último triunfo no Campeonato Inglês foi em 28 de dezembro de 2025, quando bateu o Crystal Palace por 1 a 0, fora de casa, pela 18ª rodada.

Veja como foi Tottenham 1 x 4 Arsenal
Igualdade no primeiro tempo
O Arsenal dominou o primeiro tempo e acumulou as melhores oportunidades no dérbi. Viktor Gyökeres quase abriu o placar logo cedo, e, nas jogadas aéreas, os Gunners também levaram perigo — William Saliba por pouco não marcou. A pressão surtiu efeito quando Saka cruzou na medida para Eberechi Eze finalizar com categoria e vencer Vicario.
A resposta do Tottenham, porém, foi imediata: após erro de Declan Rice, Kolo Muani empatou diante de David Raya. Mesmo após o empate, o Arsenal manteve o controle e voltou a ameaçar, especialmente com Trossard, que quase recolocou o time em vantagem.

Goleada no clássico
Na volta do intervalo, os Gunners precisaram de apenas um minuto para marcar o segundo: Gyökeres recebeu na entrada da área e finalizou com firmeza. O Tottenham ainda chegou a balançar as redes pouco depois, mas o lance foi anulado por falta de Kolo Muani em Gabriel Magalhães.
Superior em campo, o Arsenal ampliou aos 15 minutos, quando Eze aproveitou sobra na área para fazer o terceiro. O técnico Igor Tudor tentou reagir com as entradas de Dominic Solanke e do brasileiro Richarlison, mas quem seguiu mais perigoso foi o líder. Nos minutos finais, após defesa salvadora de Raya em tentativa de Richarlison, Gyökeres arrancou em contra-ataque e fechou a goleada por 4 a 1, repetindo o placar do primeiro turno.

Algoz dos Spurs
De acordo com a Opta, apenas Robert Pirès (7) e Emmanuel Adebayor (6) marcaram mais vezes pelo Arsenal contra o Tottenham na Premier League do que Eberechi Eze. Com cinco gols, ele iguala, nesse recorte do Campeonato Inglês, a soma de tentos de Thierry Henry e Robin van Persie no dérbi do norte de Londres.

Próximos jogos
O Tottenham volta a campo no próximo domingo (1º), quando enfrenta o Fulham fora de casa, às 11h (de Brasília).
No mesmo dia, o Arsenal terá outro clássico pela frente: encara o Chelsea no Emirates Stadium, às 13h30 (de Brasília).
As partidas são válidas pela 28ª rodada da Premier League.

