Mais

Arsenal vence Newcastle no adeus em casa na temporada e garante vaga na Champions

Declan Rice é cumprimentado por companheiros após abrir o placar no Emirates
Declan Rice é cumprimentado por companheiros após abrir o placar no EmiratesGLYN KIRK/AFP
O Arsenal venceu o Newcastle por 1 a 0 neste domingo (18), no Emirates Stadium, em Londres, pela 37ª rodada da Premier League. Declan Rice, com uma belíssima finalização da entrada da área, determinou a vitória que garantiu a classificação dos Gunners à próxima edição da Champions League.

Vice-líder da Premier League, o Arsenal chegou aos 71 pontos, abrindo cinco de frente para o próprio Newcastle. O time londrino ainda não assegurou o vice-campeonato do Inglês, mas pode estabelecê-lo na última rodada, quando visita o lanterna e já rebaixado Southampton, no próximo sábado, 25, às 12h (de Brasília). 

Confira a tabela da Premier League no Flashscore 

O Arsenal voltou a vencer após cinco jogos consecutivos sem vitórias em todas as competições, e ainda quebrou uma série de três partidas seguidas sem derrotas do Newcastle de Eddie Howe. 

Foi a primeira vitória do Arsenal sobre o Newcastle nesta temporada. Anteriormente, as equipes haviam se enfrentando em três oportunidades, com três triunfos dos Magpies. 

Na luta por uma vaga na próxima Champions League, o Newcastle encerrará a temporada em casa, contra o Everton, no St. James Park, no próximo sábado, 25, às 12h (de Brasília). 

Veja como foi Arsenal 1 x 0 Newcastle 

Neste momento, além dos Magpies, Chelsea e Aston Villa, 4º e 5º colocados, respectivamente, possuem os mesmos 66 pontos do time alvinegro. Além disso, o Manchester City, com um jogo a menos e 65 pontos, pode ultrapassar o Newcastle e assumir a terceira posição na próxima terça-feira (20), quando recebe o Bournemouth, às 16h (de Brasília), pela conclusão da 37ª rodada. 

As estatísticas da vitória do Arsenal sobre o Newcastle
As estatísticas da vitória do Arsenal sobre o NewcastleOpta by Stats Perform

Raya salva o Arsenal 

A primeira etapa teve um Newcastle muito mais presente no campo ofensivo e colocando a defesa do Arsenal em apuros. Mas Raya viveu um domingo inspiradíssimo, fazendo defesas providenciais para evitar que a meta londrina fosse vazada. 

Um desses arremates foi do brasileiro Bruno Guimarães, envolvido em rumores sobre uma possível saída do Newcastle na próxima janela de transferências. Raya ainda apareceria aos 11 minutos para fazer duas intervenções em sequência — lances verdadeiramente acrobáticos — para segurar o placar em 0 a 0. 

A defesaça de Raya em cobrança de escanteio do Newcastle
A defesaça de Raya em cobrança de escanteio do NewcastleGLYN KIRK/AFP

Um tapa dele: Declan Rice! 

No segundo tempo, o Arsenal tomou a iniciativa da disputa, fazendo valer sua condição como mandante. Pressionando o Newcastle, especialmente envolvendo os pontas Martinelli e Saka, os Gunners chegaram ao gol em um toque magistral de Declan Rice

Aos nove minutos, Odegaard serviu o companheiro, que pegou de primeira, batendo de chapa no canto direito de Pope, sem chances de defesa. Foi o 11º gol de Rice nesta temporada, o quarto na Premier League, onde ainda soma sete assistências. 

Rice confirmou, mais uma vez, sua grande temporada
Rice confirmou, mais uma vez, sua grande temporadaGLYN KIRK/AFP

Volta de Havertz e o possível adeus de Jorginho 

No decorrer da etapa final, o técnico Mikel Arteta promoveu entradas significativas no time. A primeira delas foi a volta do atacante alemão Kai Havertz, reabilitado após romper o tendão da coxa durante um treino. Ele não atuava desde o dia 5 de fevereiro, quando o Arsenal perdeu para o próprio Newcastle por 2 a 0, no St. James Park, pela semifinal da Copa da Liga Inglesa.

Jorginho cumprimenta Raya em seu possível último jogo no Emirates
Jorginho cumprimenta Raya em seu possível último jogo no EmiratesSHAUN BOTTERILL/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP

A outra alteração foi a entrada de Jorginho na vaga de Odegaard nos minutos finais. O ítalo-brasileiro recebeu a braçadeira de capitão naquele que deve ter sido seu último jogo no Emirates. O volante possui uma proposta do Flamengo e pode reforçar a equipe rubro-negra na disputa do Mundial de Clubes. 

O jogo ficou quente nos segundos finais após uma confusão dentro da área em uma disputa de bola. Burn se desentendeu com Kiwior e o goleiro David Raya, mas não havia tempo para mais nada e a vitória dos Gunners foi confirmada. 

As notas dos jogadores titulares de Arsenal e Newcastle
As notas dos jogadores titulares de Arsenal e NewcastleFlashscore