Mais

Arsenal vence United, retoma a liderança da Premier League e agora seca City

Leandro Trossard foi o responsável pela vitória em Manchester
Leandro Trossard foi o responsável pela vitória em ManchesterAFP
O Arsenal venceu o Manchester United por 1 a 0 neste domingo (12), pela 37ª rodada da Premier League, em Old Trafford. Para se manterem vivos na briga pelo título, os Gunners fizeram um jogo muito seguro e bateram o rival de forma até natural. O gol saiu no primeiro tempo com Leandro Trossard.

A vitória recolocou o Arsenal na liderança da Premier League, mas a equipe de Mikel Arteta não depende só de si para ficar com a taça. Para aumentar o drama, terá de torcer para o maior rival, Tottenham, ao menos empatar com o Manchester City na terça-feira (14).

Veja a classificação atualizada da Premier League

Os Gunners chegaram a impressionantes 14 vitórias nos últimos 16 jogos. O encerramento do campeonato será contra o Everton, no Emirates Stadium, no próximo domingo (19).

United se complicou muito na luta por uma vaga europeia via Premier League. Os Red Devils têm desvantagem de três pontos para Newcastle e Chelsea, seus concorrentes diretos. A esperança maior agora é a final da FA Cup, contra o Manchester City, que dá ao campeão uma vaga na Liga Europa. Na quarta-feira (15), a equipe faz jogo atrasado do Inglês contra o próprio Newcastle.

Arsenal é cirúrgico

Com a responsabilidade de vencer, os Gunners jogaram com muita inteligência no primeiro tempo. A equipe visitante saiu um pouco de suas características e deu a bola ao adversário. O United teve mais posse, mas pouco criou, travado em um eficiente sistema defensivo do Arsenal.

As estatísticas de Manchester United 0x1 Arsenal
As estatísticas de Manchester United 0x1 ArsenalOpta by StatsPerform

Nas jogadas em velocidade, principalmente pelo lado direito, o Arsenal levava perigo — e assim criou seu gol. Kai Havertz levou até a ponta e cruzou rasteiro. Leandro Trossard ganhou da zaga e balançou a rede. Os comandados de Mikel Arteta se empolgaram com o gol e criaram mais até o intervalo. Ben White, novamente pela direita, finalizou a melhor delas e por pouco não ampliou.

Trossard comemora com Havertz o gol do Arsenal
Trossard comemora com Havertz o gol do ArsenalAFP

Onana para ataque do Arsenal

O Arsenal seguiu apostando na falta de criatividade do Manchester United, e a estratégia deu certo. Os donos da casa seguiram com mais posse, quase sempre improdutiva. Erik ten Hag promoveu diversas mexidas e colocou, inclusive, o brasileiro Antony. Não surtiu efeito algum.

Onana salvou o United de uma derrota pior
Onana salvou o United de uma derrota piorAFP

Os líderes da Premier League continuaram demonstrando grande eficiência e geravam perigo em quase todos os ataques. Declan Rice quase marcou, mas explodiu bola na defesa. Mais tarde, Gabriel Martinelli e Rice obrigaram Onana a fazer duas grandes defesas. Os minutos finais foram de controle dos Gunners, demonstrando bem a maturidade da equipe.