Arteta assumiu um clube fragmentado que se afastava da elite da Premier League e venceu a Copa da Inglaterra em sua primeira temporada, antes de finalmente estabelecer o retorno à Liga dos Campeões, após uma ausência de seis anos.
Confira a classificação da Premier League
O Arsenal não vence o campeonato desde a temporada 2003/04, mas o técnico também transformou o time em um candidato ao título que chegou perto nas duas últimas campanhas, terminou em segundo lugar duas vezes e perdeu por pouco para o campeão Manchester City.
"Sou grato por estar na posição em que estou. Tenho muito a aprender e a melhorar. O melhor ainda está por vir. O que queremos são os grandes troféus, sem perder o resto das coisas que construímos. Isso é muito importante", disse em coletiva na sexta-feira (20).
"A unidade, as conexões e o fato de estarmos competindo em grandes frentes neste momento. Não conseguimos fazer isso nos últimos anos. Isso é positivo, mas ainda há muito o que fazer", completou o técnico.
Ex-capitão do Arsenal, em que encerrou a carreira como jogador, Arteta aprimorou as habilidades de gestão como assistente de Pep Guardiola no City. Embora tenha sido preterido em favor de Unai Emery, quando o Arsenal escolheu o sucessor de Arsene Wenger, o espanhol conseguiu o cargo em dezembro de 2019 e provou que era capaz na primeira função gerencial.
"Foi tudo muito rápido, para ser justo. Eu aproveitei cada minuto. Tivemos problemas e bons momentos - é disso que se trata. Estou aqui porque sou muito apaixonado pelo que faço, porque amo este clube de futebol", declarou Arteta.
"Quero o melhor disso e tento dar a melhor versão todos os dias. Penso em qual é o melhor técnico possível para o Arsenal Football Club e para os jogadores e tento me tornar isso", ressaltou.
Depois de vencer o Crystal Palace nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, na última quarta-feira (18), o Arsenal volta a jogar contra o clube pela Premier League no sábado (21) (21). Em terceiro lugar na tabela, o time de Arteta está seis pontos atrás do líder Liverpool, enquanto o Palace está em 15º.
"É diferente (quando você enfrenta o mesmo time novamente). Nós os analisamos, então não é preciso fazer muito isso. Tenho certeza de que ambas as equipes ajustarão algumas coisas. Sabemos o que é ir ao Selhurst Park e nos preparamos para isso", afirmou o técnico.