A virada incrível do Arsenal colocou a equipe na vice-liderança da Premier League, apenas 2 pontos atrás do Liverpool, atual líder. O triunfo fora de casa é também um recado dos Gunners aos outros postulantes ao título, já que apenas os londrinos e o Manchester City venceram na rodada. A equipe de Mikel Arteta chegou a quarta vitória nas seis partidas disputadas no campeonato.
Veja a classificação atualizada da Premier League
O Newcastle perdeu a vantagem no confronto direto pelo G4 na reta final e permanece com apenas uma vitória na atual Premier League. Apesar da boa atuação defensiva, ficou um gosto amargo nos Magpies com o resultado final. O time de Eddie Howe segue na 15ª posição, apenas 2 pontos à frente do Z3.
Os dois times voltam a campo agora no meio de semana, em compromissos pela 2ª rodada da fase de liga da Champions. O Newcastle visita o Union St. Gilloise na quarta-feira (1º); o Arsenal recebe o Olympiacos no mesmo dia.

Newcastle começa melhor
Newcastle e Arsenal viveram uma montanha-russa de emoções neste domingo, no St. James Park. Com os Gunners melhores no começo da partida, o roteiro do jogo ganhou o seu primeiro ingrediente. Viktor Gyökeres foi derrubado na área e o juiz Jarred Gillett marcou o pênalti. Porém, após revisão do VAR, o mesmo anulou a penalidade.
Após muito protestos do Arsenal, o jogo ficou tenso e o time visitante parou muitas vezes no goleiro Nick Pope, em tarde inspirada. Depois de resistir à pressão, os Magpies abriram o placar em jogada pelo alto. Nick Woltemade balançou a rede e fez 1 a 0.

Arsenal vira com emoção
O segundo tempo foi de pressão intensa do Arsenal e o Newcastle todo na defesa, se segurando em uma atuação incrível de Pope. Porém, após tanto insistir, os Gunners diminuíram com Mikel Merino em jogada pelo alto.

O 1 a 1 fez os donos da casa saírem da defesa e houve nova polêmica de arbitragem. Em finalização de Anthony Elanga, a bola bateu no braço de Gabriel Magalhães dentro da área e o juiz não marcou o pênalti. A revolta tomou conta do estádio a tensão se elevou. Nesse clima, nos acréscimos, o zagueiro brasileiro apareceu de novo, mas no ataque. O camisa 6 do Arsenal desviou escanteio e decidiu a partida nos acréscimos.
