Faltando pouco para o início da temporada 2025/26 da Premier League - o jogo de abertura acontece na próxima sexta-feira (15) -, vale a pena fazer uma breve retrospectiva de alguns dos jogos da pré-temporada para ver como os principais times da primeira divisão inglesa se saíram e se algo foi aprendido durante esse período.
Do ponto de vista do atual campeão Liverpool, as coisas não poderiam ter sido muito melhores até a disputa da Community Shield, a Supercopa da Inglaterra, contra o Crystal Palace, no último domingo (10).
Confira a tabela completa da Premier League
Apesar de ter ficado atrás do placar duas vezes, os Eagles buscaram o empate e foram mais certeiros na disputa de pênaltis para começar a temporada levantando a taça.
No Liverpool, assim como em muitos dos jogos anteriores da pré-temporada, Jeremie Frimpong foi o responsável pela saída de bola pelo lado direito, com Milos Kerkez fazendo o mesmo pelo lado esquerdo. No entanto, tanto no jogo contra o Milan - que o Liverpool perdeu por 4 a 2 - quanto diante do Palace, os Reds foram constantemente expostos pelos lados do campo.
Arne Slot deve ter ficado encantado com a contribuição de Hugo Ekitike na partida de domingo e, de modo geral, o entrosamento do Liverpool foi excelente, como nas vitórias sobre Preston (3 a 1), Yokohama Marinos (3 a 1) e Athletic Bilbao (4 a 1 e 3 a 2), embora ainda haja coisas a serem trabalhadas.
Manchester United invicto
Embora o Manchester United tenha perdido vergonhosamente por 1 a 0 para o ASEAN All-Stars - combinado de jogadores nascidos no sudeste asiático e outros atletas destaques de ligas locais - o técnico Ruben Amorim parece ter finalmente incutido no seu time o que é necessário para o sucesso do seu sistema.
As vitórias contra Hong Kong (3 a 1), West Ham (2 a 1) e Bournemouth (4 a 1) e os empates contra Leeds (0 a 0), Everton (2 a 2) e Fiorentina (1 a 1) fizeram com que os Red Devils ficassem invictos após o revés inicial.
Com o acréscimo de Benjamin Sesko à equipe, que se juntou a Bryan Mbuemo e Matheus Cunha como novas contratações, o ataque do United terá uma aparência muito diferente na próxima temporada.
Um pouco mais de solidez na defesa ficou evidente, mesmo que a equipe só tenha conseguido passar um único jogo de pré-temporada sem sofrer gols.
Contra o Leeds, a equipe de Amorim não poderia ter feito mais para evitar o empate sem gols, com 19 tentativas de gol e 37 toques na área do Leeds, em comparação com apenas seis dos adversários.
Gunners contarão com o faro de gol de Gyokeres
O Arsenal vai a Old Trafford logo na primeira rodada para um esperado confronto contra o Manchester United. O técnico Mikel Arteta supervisionou uma ótima janela de transferências para os Gunners, adquirindo Viktor Gyokeres, Martin Zubimendi, Noni Madueke, Cristhian Mosquera e Christian Norgaard, além de um bom goleiro reserva, Kepa Arrizabalaga.
Gyokeres marcou seu primeiro gol pelo novo time contra o Athletic Bilbao, com uma cabeçada poderosa após o cruzamento de Zubimendi. Durante boa parte da vitória por 3 a 0, o Arsenal deixou a posse de bola com o adversário, um sinal do que pode estar por vir.
A vitória veio após os triunfos sobre o Milan (1 a 0) e o Newcastle (3 a 2), mas também incluiu derrotas contra Tottenham (1 a 0) e Villarreal (3 a 2).
Newcastle prejudicado por rumores
O Newcastle, que foi abalado pela notícia de que o astro Alexander Isak gostaria de deixar o clube, deveria estar ansioso por mais uma temporada que incluirá a Liga dos Campeões.
No entanto, além de Isak estar treinando sozinho, os Magpies foram goleados por 4 a 0 pelo Celtic e depois perderam por 1 a 0 para o XI da K League, a liga sul-coreana. Com a única vitória obtida na goleada de 4 a 0 sobre o Carlisle logo no início da pré-temporada, o técnico Eddie Howe claramente tem problemas.
Ele perdeu várias de suas metas de transferência e, até o momento, só conseguiu garantir Anthony Elanga e Aaron Ramsdale, este em um contrato de empréstimo.
As outras derrotas contra Arsenal (3 a 2) e Atlético de Madri (2 a 0) só contribuíram para aumentar a angústia, que não foi aliviada pelo desempenho do time nos dois empates contra o Tottenham (1 a 1) e Espanyol (2 a 2).
Chelsea já chama atenção
Depois de vencer a Copa do Mundo de Clubes de forma impressionante, o Chelsea, do técnico Enzo Maresca, continuou de onde parou com duas vitórias contra o Bayer Leverkusen (2 a 0) e o Milan (4 a 1).
João Pedro, Jamie Gittens, Jorrel Hato, Liam Delap, Estêvão, Dario Assugo, Mamadou Sarr e Kendry Paez foram incorporados ao plantel e, se Maresca conseguir aproveitar a excelência coletiva deles, os Blues provavelmente serão os favoritos na próxima temporada.
City espera se recuperar
A participação do Manchester City no Mundial de Clubes também fez com que o time tivesse mais calma depois disso, com apenas um jogo, vencido por 3 a 0, contra o Palermo.
Pep Guardiola não deve ter gostado de ser eliminado da competição por ninguém, muito menos pelo Al-Hilal, time da Pro League saudita, e será interessante ver se ainda há uma ressaca em termos de forma da última temporada.
O clube certamente não perdeu tempo e contratou Tijjani Reijnders, Rayan Cherki, Rayan Ait-Nouri, James Trafford, Sverre Nypan e Marcus Bettinelli, na esperança de conquistar o sétimo título da Premier League nos últimos nove anos.
Lesão de Maddison abala o Tottenham
O técnico Thomas Frank pode estar extremamente feliz com o Tottenham, que só perdeu para o Bayern de Munique (4 a 0) neste começo de temporada. O dinamarquês comandou duas vitórias e três empates, com a Supercopa da UEFA contra o PSG marcada para esta quarta-feira.
A única nota negativa da pré-temporada do Spurs é a ausência de James Maddison, que provavelmente manterá o talento criativo fora da equipe até o final da temporada após grave lesão no joelho.
A saída do atacante Son Heung-min põe fim a 10 anos gloriosos no clube, enquanto o meio-campo português João Palhinha foi contratado junto ao Bayern de Munique, além da aquisição do brilhante Mo Kudus, do West Ham.
Correndo por fora, o West Ham, do meia brasileiro Lucas Paquetá, teve uma pré-temporada razoável, sem ser brilhante. O técnico Graham Potter deve estar satisfeito após quatro vitórias - Grasshopper (3 a 1), Everton (2 a 1) e Bournemouth (2 a 0), além de uma nos pênaltis, contra o Lille, após um empate em 1 a 1 - e uma derrota, para o United.
