Mais

EXCLUSIVO: Defoe fala sobre retorno do Sunderland à Premier League e o novo Tottenham

Defoe teve duas passagens marcantes pelo Sunderland
Defoe teve duas passagens marcantes pelo SunderlandProfimedia

Um dos grandes nomes da Premier League, Jermain Defoe, elogiou o início impressionante do Sunderland em seu retorno à elite, descrevendo as atuações do time como “incríveis”.

Os Black Cats vêm chamando atenção com suas exibições sólidas na temporada 2025–26 da Premier League, marcando uma recuperação notável após oito anos na Championship.

Siga a Premier League pelo Flashscore

Sob o comando do técnico Regis Le Bris, o Sunderland conquistou quatro vitórias e dois empates nas oito primeiras rodadas – igualando o melhor início de sua história na Premier League – ocupando atualmente a sétima posição, com 14 pontos.

A invencibilidade no Stadium of Light segue intacta, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Wolverhampton na última partida, graças ao gol de Nordi Mukiele e a um gol contra de Ladislav Krejci.

Defoe, que teve duas passagens marcantes pelo Sunderland antes de se aposentar em 2022, demonstrou sua felicidade ao ver o ex-clube brilhando novamente.

"Ah, sim, incrível. Acho que foi um começo realmente muito bom. É um time novo, muito jovem, mas o início que eles tiveram é (bom)", disse Defoe ao Flashscore.com em uma entrevista franca.

"Se alguém dissesse, no início da temporada, que o Sunderland teria esse começo tão positivo, acho que todos ficariam satisfeitos."

Questionado se o bicampeão da FA Cup pode terminar entre os cinco primeiros nesta temporada, o ex-atacante da seleção inglesa, autor de 162 gols na Premier League durante sua carreira, afirmou: "Acho que eles precisam pensar jogo a jogo."

"Acho é só pensar em cada partida, uma de cada vez. Mas sim, o time está incrível. Muita energia. E ver o clube de volta à Premier League, onde merece estar, é algo fantástico também para os torcedores."

Defoe parabeniza Le Bris e Xhaka

Muitos criticaram a escolha do francês Le Bris como técnico permanente do clube em julho de 2024, após a demissão de Michael Beale devido aos maus resultados.

No entanto, o treinador de 49 anos conquistou elogios ao comandar o acesso do Sunderland na temporada passada e por impulsionar a excelente campanha do time neste campeonato.

"O treinador é tranquilo. Se você observar o treinador, todo o comportamento dele, ele nunca parece preocupado", continuou. "A postura dele é sempre calma, independentemente dos resultados. Até agora, tem sido muito bom."

Da mesma forma, o suíço Granit Xhaka tem sido peça fundamental para os Black Cats desde que chegou do Bayer Leverkusen.

Defoe destaca que a influência do ex-jogador do Arsenal no elenco, especialmente no desenvolvimento dos jovens, é enorme e não pode ser subestimada, ressaltando sua liderança e experiência como fatores essenciais para o sucesso do time.

"Acho que a influência dele tem sido incrível para esses jovens jogadores. Eles têm sorte de contar com alguém assim, que já esteve lá, jogou em alto nível, defendeu grandes clubes."

"Xhaka já conquistou título, é o capitão, lidera pelo exemplo. E dá para ver pelo desempenho dele, esses jovens têm muito a aprender com ele."

O Sunderland tentará manter a boa fase no campeonato quando visitar o Stamford Bridge para enfrentar o Chelsea no próximo sábado (25).

Os Black Cats seguem invictos nas últimas 13 partidas de liga disputadas em Londres, com quatro vitórias e nove empates desde a derrota por 2 a 1 para o Fulham em abril de 2018 – a maior sequência invicta do clube na capital.

Defoe opina sobre o Tottenham de Frank

Antes de chegar ao Sunderland, Defoe teve três passagens pelo Tottenham, formando duplas de ataque marcantes com Peter Crouch, Robbie Keane e Dimitar Berbatov.

Ele também comentou sobre as chances do Tottenham na Champions League sob o comando de Thomas Frank e destacou o jogador do elenco que mais o impressionou, refletindo tanto sobre suas experiências passadas quanto sobre o momento atual do clube londrino.

"(O Tottenham) é um clube que precisa estar na Champions League. Acho que o Thomas Frank é mais um que, novamente, começou muito bem", disse Defoe.

"Acho que o time está muito bem fisicamente e ele entende o papel dele. Defensivamente, o time está bem, porque nas últimas duas temporadas, o Tottenham sempre foi um dos times mais empolgantes de assistir.

"Você pode ver muitos gols, mas acho que agora já dá para notar a diferença e as contratações foram boas."

"Kudus para mim foi o principal. Eu queria que ele viesse para o Tottenham. Quando o negócio foi fechado, foi incrível e ele tem sido um dos melhores jogadores da Premier League neste ano."

O Tottenham ampliou sua sequência invicta na Champions League com um empate em 0 a 0 diante do Monaco na última quarta-feira (22).

Agora, o próximo desafio será contra o Everton no Hill Dickinson Stadium, em duelo da Premier League no domingo. O Spurs tem se destacado especialmente fora de casa nesta temporada, conquistando 10 de seus pontos longe de seus domínios – 71% do total.

Historicamente, o clube só conseguiu somar 13 ou mais pontos nos cinco primeiros jogos fora de casa em uma temporada da liga uma única vez, feito alcançado em 2020-21, o que reforça a força do Tottenham longe do Tottenham Hotspur Stadium.