A confirmação do adeus de Fernandinho ao futebol profissional se deu no jogo beneficente "Bola pra frente, Rio Bonito do Iguaçu", disputado na Arena da Baixada, em Curitiba, na última quarta-feira (19).
"Já estou cansado. Já cansei correndo hoje 30 e poucos minutos. No futebol não tem nada que me motive mais, já fui bem realizado no futebol. Tudo que eu pude aproveitar, eu aproveitei. Agora, é um tempo de aproveitar com a família", disse o ex-jogador.
A última partida de Fernandinho não traz boas recordações ao torcedor do Athletico-PR. Trata-se da derrota para o Atlético-MG por 1 a 0, na Arena MRV, pela última rodada do Brasileirão 2024. O resultado determinou o rebaixamento do Furacão.
Fernandinho finalizou a temporada 2024 com 46 jogos, oito gols e sete assistências.
Além da idolatria conquistada no Furacão, Fernandinho tornou-se um ícone do Manchester City. Foram nove anos no clube, somando 383 jogos, 26 gols e 12 títulos. Ele é apontado por muitos como o maior jogador brasileiro da história da Premier League.
Além de Athletico-PR e City, Fernandinho atuou pelo Shakhtar Donetsk, onde conquistou seis Campeonatos Ucranianos e uma Copa da UEFA, atual Liga Europa.
Na Seleção Brasileira, Fernandinho disputou 53 partidas e marcou dois gols. Ele esteve nas Copas do Mundo de 2014, no Brasil, e 2018, na Rússia.
