Guardiola, que está no Manchester City desde 2016, estendeu seu vínculo por mais dois anos, apesar de um contexto pouco animador fora do campo. O City é acusado pela Premier League de ter cometido infrações financeiras depois que foi comprado pelo Abu Dhabi United Group, dos Emirados Árabes Unidos, em 2008. O veredito, previsto para 2025, pode levar à perda de pontos ou até à exclusão da equipe dos campeonatos profissionais.
Veja a classificação atualizada da Premier League
"Disse isso há seis meses, há um ano, quando todos os clubes nos acusavam de ter feito algo errado. 'Então o que vai acontecer se forem rebaixados?' Eu estarei aqui", respondeu Guardiola em entrevista coletiva.
O ex-treinador de Barcelona e Bayern de Munique inclusive se mostrou disposto a dirigir o City na 5ª divisão. "Subiremos, subiremos e voltaremos à Premier League", declarou.
Guardiola também revelou que as negociações para sua renovação de contrato duraram "apenas duas horas".

Antes da Data FIFA de novembro, o Manchester City sofreu quatro derrotas consecutivas entre todas as competições, uma série negativa inédita para o treinador espanhol na Inglaterra. Depois de duas derrotas seguidas na Premier League, os Citizens ocupam a 2ª posição na tabela, a 5 pontos do líder Liverpool, antes de receber o Tottenham neste sábado.