Mais

Guardiola quer "reconstrução" do City e diz que "estará em apuros" se não começar a vencer

Pep nunca ficou tantos jogos sem vencer como técnico
Pep nunca ficou tantos jogos sem vencer como técnicoReuters / Molly Darlington
Com o Manchester City em queda livre, o técnico Pep Guardiola disse nesta sexta (29), às vésperas do duelo contra o líder da Premier League, que a responsabilidade recai sobre ele para provar que pode endireitar o barco.

Uma derrota contra o Liverpool em Anfield no domingo (1º) deixaria os comandados de Guardiola a 11 pontos dos líderes na corrida pelo título inglês.

Guardiola, que recentemente assinou uma extensão de contrato de dois anos, vive seu pior jejum de vitórias na carreira (6 partidas, com 5 derrotas seguidas).

"Quando você vive essas situações - aceita-as e as desafia. Sem reclamações, sem culpas, sem apontar o dedo ou fugir de sua responsabilidade. Se você não vencer, estará em apuros, eu sei disso", disse o catalão na coletiva em Manchester.

Siga Liverpool x City ao vivo com o Flashscore

"No momento em que eu sentir que não sou positivo para o clube, outro (técnico) virá, mas quero ter a oportunidade de tentar e quero reconstruir a equipe em muitos aspectos a partir de agora até o final da temporada", acrescentou.

"Peço esse desafio e essa oportunidade para fazê-lo", continuou ele, em uma resposta que se estendeu por quase quatro minutos.

A forma recente do City é preocupante
A forma recente do City é preocupanteFlashscore

O que o City precisa fazer

"Eu sei do que precisamos, o que temos de fazer. Não temos a consistência que tínhamos agora, mas qual equipe durante 10 anos no mundo foi consistente, diga-me uma. Eles não existem - nem na NBA, nem no tênis, nem no golfe", afirmou Pep.

"É mais fácil quando você tem 10, 12 jogos seguidos e todos estão em forma e em seu melhor momento. Agora tenho que provar meu valor. Tenho que encontrar uma solução e uma maneira de fazer isso e estou tentando todos os dias", disse ele.

Manchester City tem sido prejudicado por lesões de jogadores importantes, mas Guardiola não revelou quem poderia estar apto a jogar no domingo, dizendo: "Vamos ver".

A goleada de 4 a 0 sofrida pelo Tottenham Hotspur no Etihad no último fim de semana marcou a terceira derrota consecutiva do time na Premier League e uma derrota em Anfield seria a primeira série de quatro jogos sem vitória do clube na primeira divisão desde 2007.

Isso também superaria o número total de derrotas de toda a temporada 2023/24.

Topo da tabela do Inglês
Topo da tabela do InglêsFlashscore

Por conta da fase complicada, Guardiola garantiu que no momento não pensa na busca do título.

"Na situação em que estamos, não é realista pensar em grandes objetivos. A situação é pensar no próximo jogo e em manter o ímpeto para continuar e isso voltará", disse ele.

"Aprendi durante toda a minha vida a seguir em frente nos momentos bons e ruins. O que importa é quantas vezes você se levanta quando cai de novo e de novo. Eu sei que estaremos de volta. Não sei quando isso vai acontecer", concluiu.

Siga a Premier League com o Flashscore