Mais

Gyökeres pode dar ao Arsenal o impulso final rumo ao título da Premier League

Gyökeres jogou contra o Arsenal na Liga dos Campeões da última temporada
Gyökeres jogou contra o Arsenal na Liga dos Campeões da última temporadaBruno de Carvalho / BRAZIL PHOTO PRESS / Brazil Photo Press via AFP

A chegada do dinâmico atacante Viktor Gyökeres ao Arsenal pode ser a solução perfeita para as necessidades ofensivas da equipe. Os Gunners tentam acabar com sua longa seca de títulos na Premier League e precisavam de uma referência ofensiva de renome mundial.

O centroavante sueco foi contratado pelo Arsenal junto ao Sporting neste sábado (26) por 66 milhões de libras (R$ 493 milhões na cotação atual). Ele pode ser a chave que o Arsenal busca para dar um passo adiante e, enfim, conquistar o primeiro título inglês desde 2004.

Acompanhe as notícias do mercado da bola no Flashscore

Embora o time de Mikel Arteta seja defensivamente sólido, às vezes faltou-lhe um impulso ofensivo, já que ficou em segundo lugar na Premier League, atrás do Liverpool, e chegou às semifinais da Liga dos Campeões.

Na última temporada, o técnico espanhol frequentemente escalou os meio-campistas Kai Havertz e Mikel Merino no ataque, especialmente depois que Gabriel Jesus foi afastado devido a uma lesão em janeiro.

O imponente Gyökeres, forte, rápido e uma ameaça constante, é um novo tipo de recurso para um time ansioso por mais poder de ataque.

Depois de uma transferência para o Brighton que não deu certo, pois o jogador não chegou a jogar na Premier League, Gyökeres brilhou no Coventry City, na Championship inglesa.

Ele se transferiu para o Sporting em 2023, e seu futebol continuou a crescer rapidamente.

"Definitivamente estou lá... na mesma mesa (dos melhores atacantes do mundo)", disse o jogador ao L'Equipe no início deste mês, comparando-se a Harry Kane, Erling Haaland e Robert Lewandowski.

O atacante de 27 anos marcou 97 gols em 102 partidas em todas as competições pelo gigante português, ajudando o Sporting a conquistar o título da liga em suas duas temporadas no clube.

Gyökeres raramente deixa os zagueiros descansarem, e sua movimentação é um problema para os adversários, que são arrastados e têm dificuldade de acompanhar quando ele infiltra nas costas da defesa.

O atacante comemora seus gols fazendo uma máscara com as mãos, o que, segundo ele, é uma referência ao brutal vilão Bane do Batman, representando sua força física e finalização letal.

A presença de Gyokeres deve aliviar a carga do ponta Bukayo Saka, que é frequentemente apontado como o homem a ser parado no Arsenal. 

Dada a sua excelente campanha nas duas últimas temporadas, parece ser o momento certo para o atacante dar o salto para um dos melhores times da Europa.

Na mesma mesa dos melhores atacantes do mundo?

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, ameaçou o atacante com uma multa quando ele se recusou a comparecer aos treinos de pré-temporada, tentando forçar sua transferência.

Por fim, Gyökeres conseguiu o que queria e, finalmente, o Arsenal também conseguiu, depois de fracassar em suas tentativas de contratar Ollie Watkins, do Aston Villa, em janeiro, e Benjamin Sesko, do RB Leipzig, no início do verão, entre outras operações relatadas.

Na Premier League, demos um passo para trás... está claro que não fomos tão bem quanto na última temporada, isso é óbvio", disse Arteta em maio, defendendo a contratação de estrelas no ataque.

"Quero o melhor time, os melhores jogadores. Se tivermos três artilheiros com mais de 25 (gols cada), traga-os e seremos um time muito melhor". 

"Acho que se você marcar mais de 90 gols, terá uma grande probabilidade de vencer a Premier League."

Gyökeres marcou 54 na última temporada em 52 partidas pelo Sporting, terminando atrás apenas de Kylian Mbappé, do Real Madrid, na classificação da Chuteira de Ouro Europeia, e superando Mohamed Salah, do Liverpool.

O atacante marcou mais gols na primeira divisão do que Mbappé, mas devido ao sistema de ponderação que depende da força de suas respectivas ligas, ele terminou atrás do astro francês.

"A liga portuguesa é uma liga muito boa, com muitos jogadores técnicos — pode não ser tão física como na Inglaterra, mas o nível é muito bom", disse Gyökeres, confiante de que se adaptará à Premier League.

Os três gols marcados contra o Manchester City na Liga dos Campeões da última temporada, quando o Sporting goleou o time de Pep Guardiola por 4 a 1 em novembro, sugerem que ele pode estar certo.

No entanto, dois desses gols foram de pênalti, e ele marcou 19 tentos na marca da cal em todas as competições, com alguns questionando se ele realmente pertence ao grupo dos melhores atacantes.

Tanto Gyökeres quanto o Arsenal têm pontos a provar na Premier League na temporada 2025/26.