A equipe de Pep Guardiola tem sido o pesadelo de Mikel Arteta e do Arsenal nas últimas temporadas, e esta será a primeira vez que os Citizens podem realmente pressionar os Gunners, que terão que jogar no domingo o clássico do Norte de Londres contra o Tottenham.
Confira a classificação da Premier League
Haaland está a um gol do recorde de Shearer
Erling Haaland será uma peça fundamental para uma vitória dos visitantes, já com 14 gols nesta edição da Premier League e 19 pelo clube em todas as competições. O atacante está a apenas um gol de superar o recorde de Alan Shearer como jogador mais rápido a chegar a 100 gols na liga, e só passou em branco em dois jogos até agora em 2025/26, contra o Aston Villa e o Spurs.
O recorde de Shearer, que já dura décadas, foi alcançado em 124 jogos na elite inglesa; porém, se Haaland marcar neste sábado, estabelecerá uma nova marca, atingindo o feito em apenas 109 partidas.
Seria até cruel se o norueguês balançar as redes, já que o novo recorde seria alcançado justamente na “casa” de Shearer, mas o futebol e o destino têm dessas coisas.
É uma sequência impressionante de gols, que também se estende à seleção, pela qual marcou novamente recentemente contra a Itália.
12 vitórias fora de casa em Tyneside
Sem falar que tanto Jeremy Doku quanto Phil Foden vêm apresentando boas atuações, se o Newcastle ignorar essas outras áreas do campo, pode acabar sendo facilmente dominado.

Os donos da casa certamente gostariam de evitar enfrentar o City neste momento, já que o time soma 12 vitórias fora de casa em Tyneside, seu maior número como visitante contra um mesmo adversário na Premier League.
Além disso, desde que perdeu dois dos três primeiros jogos nesta temporada, o time de Guardiola só foi derrotado uma vez nas últimas oito rodadas da liga, sofrendo apenas quatro gols nesse período. Eddie Howe também nunca venceu o City em 18 jogos (16 derrotas e 2 empates), sendo o treinador com mais partidas contra um mesmo adversário sem jamais vencer.
Uma derrota do City em 35 encontros

Como se não bastasse, o City marcou gols nos últimos 33 jogos contra o Newcastle, venceu 28 e empatou seis dos últimos 35 confrontos diretos pela Premier League, perdendo apenas uma vez.
Os Magpies, que vêm de duas derrotas seguidas e ocupam a 14ª posição na tabela, estão apenas dois pontos da zona de rebaixamento.
A temporada atual lembra a última vez em que o clube teve compromissos de Champions junto com jogos de liga e copa, o que evidencia a falta de profundidade do elenco.
O time já conseguiu cinco jogos sem sofrer gols nesta temporada, o segundo melhor número, atrás apenas dos sete do Arsenal. Uma postura mais defensiva pode ser a melhor escolha, ao menos para segurar a pressão e tentar frustrar o City, que certamente terá a maior posse de bola no confronto.
Newcastle vai apostar na defesa?
Embora esse tipo de postura vá contra tudo o que Howe acredita, sua equipe tem dificuldades para marcar gols, e este definitivamente não é o jogo para se lançar ao ataque.
Na verdade, apenas o Wolves, o Leeds e o Nottingham Forest marcaram menos que o Newcastle (11) nesta temporada, muito por conta da má fase de Anthony Gordon, das lesões recorrentes de Yoane Wissa e da falta de apoio ofensivo do meio-campo.
Resta agradecer pelo centroavante dos Magpies, Nick Woltemade, que já marcou quatro gols na liga em 25/26, igualando Salah no Liverpool, Viktor Gyokeres no Arsenal, e João Pedro no Chelsea.
Se os donos da casa quiserem tirar algo do confronto de sábado, vão precisar que o alemão esteja em grande forma novamente, e se precisarem de mais motivação, caso Fulham, Leeds, Burnley e West Ham vençam e o Newcastle perder, o time cairá para a zona de rebaixamento no fim de semana.
Esse cenário certamente não estava nos planos dos novos proprietários, e mostra o tamanho do desafio que o clube enfrenta no momento.
Testes físicos de última hora
Considerando que já faz quase dois anos desde a última vez que o Newcastle perdeu três jogos seguidos na liga, nunca houve momento melhor para o elenco principal conquistar três pontos e sair da má fase.
Rodri e Mateo Kovacic seguem fora pelos visitantes, enquanto Wissa, William Osula e Harrison Ashby estão definitivamente fora dos donos da casa, e Dan Burn está suspenso.
Gordon, Joelinton, Nick Pope e Tino Livramento ainda passarão por testes físicos de última hora para saber se poderão atuar ou não.

