Haaland chega aos 100 gols na Premier League e bate recorde histórico

Erling Haaland chegou aos 100 gols na Premier League diante do Fulham
Erling Haaland chegou aos 100 gols na Premier League diante do FulhamBen STANSALL / AFP

Em dezembro, completariam-se 30 anos desde que Alan Shearer estabeleceu um feito incrível na Premier League: marcou 100 gols em 124 jogos. Mas esse registro histórico acaba de ser superado por Erling Haaland, no duelo entre Fulham e Manchester City nesta terça (2). O norueguês atingiu a marca em apenas 111 partidas.

No início da temporada, Haaland marcou gols em sequência, mas, desde que chegou ao 99º na Premier League, parecia sentir o peso da pressão para alcançar o centésimo, tão aguardado, na melhor liga do mundo.

Confira a classificação da Premier League

Desde 9 de novembro, o norueguês não balançava as redes na Inglaterra, e o Fulham parecia o adversário ideal para quebrar esse jejum: contra os Cottagers, tem uma média de um gol por jogo em seis confrontos.

No entanto, logo aos cinco minutos, em uma situação perfeita, acertou a trave e a bola não entrou, tornando a “maldição do centésimo gol” mais real do que nunca. Mas nada disso o travou, e finalmente desencantou aos 17 minutos.

Sob o olhar do pai, o norueguês recebeu um excelente passe de Jérémy Doku pela esquerda e estufou as redes com um chute forte. O gol desta terça significa que Haaland atingiu a marca dos 100 gols na Premier League mais rápido do que qualquer outro jogador.

Com isso, destronou Alan Shearer, que detinha o recorde há 30 anos. Haaland tentou bater o recorde do inglês precisamente no seu estádio em Newcastle, mas lá nenhuma das suas tentativas resultou em gol. Desta vez, conseguiu.

O jogador de 25 anos precisou de 13 partidas a menos que Shearer. Outros grandes nomes ficaram bem atrás, como Harry Kane (141), Sergio Agüero (147), Thierry Henry (160) e Mohamed Salah (162).

O centésimo gol na Premier League não foi o único feito do norueguês na partida. Nesta temporada, o atacante já soma 15 gols na liga e 20 em todas as competições. Além disso, só em novembro marcou nove pelo City e pela seleção da Noruega, apesar de ter disputado apenas oito jogos.