Mais

Haaland está "um pouco acima" de Isak nos melhores atacantes do mundo, diz Guardiola

Guardiola coloca Haaland acima de Isak na lista dos melhores atacantes do mundo
Guardiola coloca Haaland acima de Isak na lista dos melhores atacantes do mundoČTK / AP / Phelan M. Ebenhack
O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, afirmou que Erling Haaland está "um pouco acima" de Alexander Isak ao responder à declaração de Arne Slot, que disse que o novo reforço do Liverpool era "talvez o melhor atacante do mundo".

Isak pode estrear pelo Liverpool no domingo (14), contra o Burnley, após o astro sueco concluir uma transferência recorde no Reino Unido de 125 milhões de libras vinda do Newcastle no último dia da janela. O técnico dos Reds, Slot, elogiou a qualidade de Isak depois que o jogador de 25 anos treinou pela primeira vez com os campeões da Premier League nesta semana.

Confira a classificação da Premier League

Mas a sugestão de que Isak poderia ser o melhor do mundo não agradou ao treinador do City, GuardiolaHaaland marcou 88 vezes em 100 jogos de Premier League pelo City desde que chegou do Borussia Dortmund em 2022, ajudando o clube a conquistar dois títulos da Premier League, a Champions League e a FA Cup.

Isak foi para o Newcastle vindo da Real Sociedad em 2022 e balançou as redes 54 vezes em 86 partidas de liga, ajudando os Magpies a encerrar um jejum de 56 anos sem títulos ao vencer a Copa da Liga na última temporada. Guardiola foi rápido em defender Haaland nesta sexta-feira.

"Um pouco acima. Isak é um jogador excepcional. Você me perguntou sobre o Erling, e ele é top. Isak deve ser um grande jogador pelo valor que pagaram. Outros diriam (Kylian) Mbappé, outros (Lionel) Messi, Cristiano (Ronaldo). Eu não trocaria o Erling por ninguém. Eu o conheço. Gosto dele", disse Pep.

Guardiola vai precisar de Haaland em sua melhor forma enquanto o City busca se recuperar no clássico de Manchester neste domingo, após derrotas seguidas para Tottenham e Brighton. Depois de terminar em terceiro lugar na temporada passada, o técnico esperava um time renovado que começasse com tudo, mas tem enfrentado problemas de lesão e na defesa.

'Gigante' Donnarumma

O City contratou o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma, vindo do Paris Saint-Germain, para substituir Ederson, que deixou o clube rumo ao Fenerbahçe após oito anos em Manchester. O brasileiro foi peça fundamental na era vitoriosa do clube na Premier League, mas sua atuação caiu nas últimas duas temporadas.

A capacidade de Ederson de iniciar ataques com uma excelente precisão nos passes contrasta com as habilidades mais básicas de Donnarumma com a bola nos pés, mas Guardiola não está preocupado com a mudança.

"Eu sempre tento me adaptar à qualidade dos jogadores. Não exigiria que o Gigi fizesse algo que o deixasse desconfortável. Estamos falando do melhor goleiro que já vi em distribuição, passes curtos e longos", disse o treinador, que não confirmou se Donnarumma ou James Trafford será titular contra o United, no Etihad Stadium.

"Não trouxemos o Gigi para fazer o que o Ederson fazia. O Gigi tem outra qualidade. Ele é muito alto. Ele é gigante. Todos os goleiros fazem defesas, trazem personalidade ao time e são uma grande presença. Ele já mostrou isso nos maiores jogos", completou.

Pep não está preocupado apesar do início lento do City na temporada.

"Quando você muda 10 jogadores em quatro ou cinco meses, tudo precisa ser ajustado, corrigido e tornar-se consistente", disse ele. "Ainda estamos fazendo muitas coisas boas, mas precisamos ser mais consistentes do que temos sido. Passo a passo, vamos conseguir", garantiu.