É revigorante ver um jogador que pode ser considerado um centroavante mais tradicional quebrando paradigmas no futebol moderno.
Confira a classificação da Premier League
Em uma época em que jogadores mais técnicos e de menor estatura são exaltados, o fato de ainda haver espaço para um atacante mais físico, que não se importa com a fama dos defensores pelo país, deve incentivar os clubes a ampliarem os critérios na hora de buscar um novo atacante.
Vale lembrar também que, para um jogador com o perfil de Haaland brilhar, é fundamental que receba bolas. O norueguês de 25 anos só pensa em balançar as redes. Não é do seu interesse recuar para buscar oportunidades sozinho.
O ex-atacante do City Shaun Goater costumava inspirar o canto “alimente o GOAT e ele marcará” nas arquibancadas de Maine Road e, embora nunca tenha chegado ao patamar em que Haaland atua, a lógica é parecida. Dê a bola para o 9 dentro ou próximo da área e as chances são grandes de que marque. Se demorar demais nas pontas ou na construção, pode esquecer.
Quais são as vítimas preferidas do norueguês?
Considerando todas as competições pelo clube, Haaland já marcou impressionantes 127 gols em 148 partidas, além de ter dado 19 assistências. Desses gols, os 88 na Premier League merecem uma análise mais detalhada. Quem são as vítimas favoritas e quando o norueguês é mais perigoso, por exemplo?
Como era de se esperar, jogar diante da torcida em casa favorece o sucesso de Haaland, com 48 gols marcados no Etihad Stadium. Há um equilíbrio interessante em relação ao momento dos gols: 25 saíram no primeiro tempo e 23 no segundo, jogando em casa.
O Wolves é a vítima preferida em Manchester, com quatro gols marcados contra o clube em 2023/24 e três na temporada 2022/23. Sem contar os três gols que também fez no Molineux.

Old Trafford não traz boas lembranças
Contra o grande rival Man Utd, o hat-trick na goleada por 6 a 3 em 2022 segue como ponto alto, já que desde então o atacante marcou apenas mais um gol contra os Red Devils, no segundo tempo do duelo no Etihad em 23/24.
Haaland não teve metade do mesmo sucesso em Old Trafford, assim como os gols não saíram com facilidade em Stamford Bridge, Emirates Stadium, Anfield ou no estádio do Tottenham Hotspur. Foram apenas 10 gols nesses estádios, sendo um no primeiro tempo dos jogos contra o Chelsea em 23/24 e 2024/25, e um em cada no Tottenham (24/25) e United (23/24).
Os seis gols no segundo tempo foram contra o Arsenal em 22/23 e 24/25, nos jogos contra Chelsea e United em 23/24, além de mais dois no Tottenham em 23/24. Um dos estádios onde mais gosta de jogar é o London Stadium, do West Ham.
Foi lá que Haaland marcou os primeiros gols na Premier League pelo City, balançando as redes duas vezes na vitória por 2 a 0 em agosto de 2022. Outro gol no leste de Londres veio no segundo tempo do jogo de 23/24, enquanto o hat-trick em 24/25 faz com que já tenha seis gols contra o Hammers fora de casa.
48 gols marcados em sábados

Curiosamente, o noruguês ainda não balançou as redes em uma segunda-feira. O sábado é o dia da semana em que mais gosta de marcar, com 48 gols, seguido por outros 25 aos domingos. As quartas vêm em seguida, com nove gols no meio da semana, três em terças (dois no Tottenham, um contra o Brentford), dois em sextas (ambos no Burnley) e um em uma quinta (de novo no Tottenham).
O que não surpreende ninguém é que a grande maioria desses 88 gols foi marcada com o pé esquerdo preciso de Haaland. Em 62 oportunidades diferentes, o jogador superou o marcador direto e finalizou com a principal arma para vencer os adversários.
Depois vêm 15 de cabeça – talvez menos do que se imagina, considerando sua altura – e 10 com o pé direito, deixando apenas um marcado com outra parte do corpo.

Tempo de sobra para superar o recorde de Shearer
Ainda faltam 172 gols para alcançar o recorde histórico de Alan Shearer na Premier League, mas não seria surpresa se conseguisse.
Enquanto a fome de gols e a vontade continuarem, esse objetivo segue ambicioso, mas totalmente possível – e isso deve preocupar todos os outros times da liga.
