Isak se transferiu para o Liverpool por 125 milhões de libras no último dia da janela de transferências, após o Newcastle finalmente ceder à sua exigência de se juntar ao campeão da Premier League. O atacante de 25 anos ficou fora da pré-temporada dos Magpies em Singapura e Coreia do Sul, devido ao que o clube alegou na época ser uma lesão leve.
Confira a classificação de Premier League
Isak treinou no ex-time Real Sociedad, enquanto a equipe de Howe estava na Ásia, e depois trabalhou sozinho enquanto o Newcastle se preparava para a nova temporada.
Howe foi fundamental para o crescimento de Isak após contratá-lo da Sociedad, com os gols do sueco ajudando a acabar com o jejum de 56 anos sem títulos. O clube faturou a Copa da Liga e se garantiu na Champions League. Mas o técnico afirmou que a relação entre os dois azedou quando Isak se recusou a participar da pré-temporada.
"Alex e eu sempre tivemos uma ótima relação. Eu adorava trabalhar com ele e espero que ele também tenha gostado de trabalhar conosco. Foi algo benéfico para ambos. Nós o ajudamos a se tornar parte do jogador que ele é hoje, e ele nos ajudou a alcançar feitos incríveis como time. Ele fez parte de um grupo muito vitorioso", disse Howe nesta sexta-feira (12).
"Mas, para dar um pouco mais de contexto, no momento em que ele entrou em greve, nossa relação mudou. Acho que esse foi provavelmente o ponto de virada entre nós. A comunicação ficou difícil a partir dali. Não vou entrar em mais detalhes", contou o técnico.
Novos nomes da equipe
A saída de Isak levou Howe a contratar Nick Woltemade, do Stuttgart, e Yoane Wissa, do Brentford, como substitutos. O atacante alemão pode estrear contra o lanterna Wolves em St. James' Park neste sábado (13), com o Newcastle ainda buscando sua primeira vitória na temporada.
Já o congolês não estará disponível, pois voltou da seleção com uma lesão no joelho que também pode tirá-lo do jogo de estreia na Champions contra o Barcelona, na quinta-feira (18).
"Vi ele pela primeira vez ontem. Ele ainda sente os efeitos da lesão que sofreu pouco antes de sair de campo, então vamos ter que avaliar como ele está," comentou Howe sobre Wissa.