Mais

Liverpool aposenta o número 20 em homenagem ao atacante Diogo Jota

Várias foram as homenagens feitas a Diogo Jota e seu irmão André Silva em Anfield
Várias foram as homenagens feitas a Diogo Jota e seu irmão André Silva em AnfieldChristopher Furlong / Getty Images via AFP
O Liverpool confirmou que seu número 20 será permanentemente aposentado em homenagem a Diogo Jota.

A homenagem, a primeira vez que o clube aposenta o número de um jogador em seus 133 anos de história, se aplica a todos os níveis - incluindo o time principal, o time feminino e todas as categorias de base.

Jota e seu irmão, André Silva, morreram em um acidente de carro na Espanha em 3 de julho. O clube tomou a decisão após consultar a esposa de Jota, Rute, e outros membros de sua família.

Em um comunicado, o clube disse: "A decisão é um reconhecimento não só da contribuição imensurável que o nosso rapaz de Portugal deu para o sucesso dos Reds dentro de campo nos últimos cinco anos, mas também do profundo impacto pessoal que ele teve sobre seus companheiros, colegas e torcedores e das conexões eternas que construiu com eles."

O CEO do Liverpool, Michael Edwards, acrescentou: "Como clube, todos nós estávamos plenamente cientes do sentimento dos nossos torcedores e sentíamos exatamente o mesmo. Foi de vital importância para nós envolver a esposa de Diogo, Rute, e sua família na decisão e garantir que eles fossem os primeiros a saber da nossa intenção.

"Acredito que esta é a primeira vez na história do Liverpool que tal honra é concedida a um indivíduo. Portanto, podemos dizer que este é um tributo único a uma pessoa singularmente maravilhosa. Ao aposentar esse número do elenco, estamos tornando-o eterno - e, portanto, nunca será esquecido.

"Diogo se juntou a nós em 2020, conquistou o número 20 e o vestiu - com honra, distinção e carinho - o número 20. No que diz respeito ao Liverpool ele será para sempre o nosso número 20", completou.