Mais

Liverpool bate Aston Villa com erro de Dibu Martínez e 250º gol de Salah

Salah chegou a 250 gols com a camisa do Liverpool
Salah chegou a 250 gols com a camisa do LiverpoolPAUL ELLIS / AFP

O Liverpool conseguiu dar uma resposta após seis derrotas em sete jogos ao vencer o Aston Villa por 2 a 0 neste sábado (1°), em Anfield, pela 10ª rodada da Premier League. Mohamed Salah fez seu 250º gol pelos Reds aproveitando um presente de Dibu Martínez e Ryan Gravenberch ampliou no segundo tempo.

Com quatro vitórias seguidas pela Premier League, o Aston Villa era o primeiro de um sequência de três adversários difíceis que poderiam aumentar ainda mais a pressão sobre o Liverpool. No entanto, a resposta foi positiva, não apenas pelo placar, mas pela atuação segura e controlada.  

Confira a classificação completa da Premier League

Em terceiro lugar com 18 pontos, o Liverpool enfrentará o Real Madrid nesta terça-feira (4), pela Liga dos Campeões, também em Anfield, antes de visitar o Manchester City no Etihad Stadium no domingo (9). O Villa parou em 11º lugar, com 15 pontos, e jogará contra o Maccabi Tel-Aviv, pela Liga Europa, na próxima quinta-feira (6). 

O campeão voltou

Depois do mercado mais badalado da Europa, o Liverpool entrou em campo com apenas um novo reforço entre os seus titulares de linha, além de Giorgio Mamardashvili no lugar de Alisson, ainda machucado. 

Hugo Ekitike liderou o ataque, com Cody Gakpo e Mohamed Salah pelos lados. Alexander Isak e Jeremie Frimpong estavam fora por lesão. As outras novidades que Slot poderia usar e optou por não fazê-lo eram Florian Writz e Milos Kerkez. Ambos começaram no banco de reservas. 

Se a ideia foi apostar na familiaridade e tentar recuperar um pouco da estrutura da temporada passada, deu certo. Foi o Liverpool mais próximo do campeão inglês em algum tempo.

As notas dos jogadores de Liverpool x Aston Villa
As notas dos jogadores de Liverpool x Aston VillaFlashscore

Principalmente pela pressão organizada para recuperar a bola no campo adversário, que gerou várias chances no primeiro tempo. Na mais clara antes do primeiro gol, Szoboszlai bateu fraco nas mãos de Dibu Martínez. 

O lance que abriu o placar também foi fruto disso, embora Dibu estivesse relativamente confortável para um jogador do seu calibre quando errou o passe que permitiu que Salah batesse para o gol vazio. 

O egípcio se tornou apenas o terceiro jogador a conseguir 250 gols com a camisa do Liverpool, ao lado de Roger Hunt e Ian Rush. 

O Liverpool não foi perfeito. Morgan Rogers acertou a trave para o Aston Villa e Mamardashvili precisou fazer um par de defesas importantes em finalizações de média distância, mas bem melhor do que o Liverpool vinha apresentando. 

Controlando o segundo tempo

A grande marca do time campeão de Arne Slot foi a capacidade de controlar as partidas quando abria vantagem. Isso havia desaparecido no começo desta temporada.

No entanto, a atuação dos donos da casa na segunda etapa foi quase impecável nesse sentido. Até os 25 minutos, o Aston Villa havia conseguido produzir apenas 0.06 de xG e terminou o período com 0.15.

O Liverpool ampliou com a pressão novamente forçando um lançamento errado do Villa. Depois de uma rápida troca de passes, Ryan Gravenberch bateu de fora da área e contou com um desvio para fazer 2 a 0. 

O campeão inglês abriu dois gols de vantagem em outros confrontos neste começo irregular de temporada, como contra o Bournemouth e o Newcastle, e permitiu que o adversário se recuperasse. 

Desta vez, porém, não concedeu os contra-ataques que tanto o vinham castigando e deixou o relógio rolar até o apito final, como se ainda estivesse na campanha em que conquistou a Premier League. 

As estatísticas de Liverpool x Aston Villa
As estatísticas de Liverpool x Aston VillaOpta