Manchester City sofre, mas vence Leeds e assume vice-liderança da Premier League

Foden abriu e fechou o placar no Etihad Stadium
Foden abriu e fechou o placar no Etihad Stadium Oli SCARFF / AFP

O Manchester City sofreu para vencer o Leeds por 3 a 2, em casa, neste sábado (29), em duelo da 13ª rodada da Premier League. Foden e Gvardiol abriram o placar no 1° tempo, antes de Calvert-Lewin e Nmecha deixarem tudo igual na etapa final. Nos acréscimos, Foden fez mais um para garantir a suada vitória.

Com o resultado, o City sobe para a vice-liderança, chegando aos 25 pontos diminuindo vantagem para o líder Arsenal (29 a 25). O time de Manchester deixa para trás duas derrotas seguidas na temporada e pode voltar ao 3° lugar neste domingo caso o Chelsea vença o Arsenal. O Leeds, que chegou ao quarto revés seguido, é o 18° colocado, abrindo o Z3, com 11 pontos (3V, 2E e 8D).

Confira a classificação atualizada da Premier League

O gol da vitória veio nos acréscimos, com Foden, para minimizar um atuação irregular do time do técnico Pep Guardiola. Depois de um primeiro tempo mais consistente, a equipe se perdeu na etapa final, flertando com o empate diante de um dos candidatos ao rebaixamento. 

Na próxima rodada, o City visita o Fulham na terça-feira (2). O Leeds recebe o Chelsea no dia seguinte, em duelos da 14ª rodada. 

Veja os detalhes de Manchester City x Leeds

Gol-relâmpago

O City precisou de menos de um minuto para abrir o placar. Após boa tabela pela direita, Matheus Nunes passou nas costas da zaga antes de fazer o cruzamento. Phil Foden se antecipou a Haaland e desviou, com a bola batendo no travessão antes de cruzar a linha.

O Leeds mal incomodava a defesa azul, com o City dobrando a vantagem graças ao seu volume de jogo. Após cobrança de escanteio, o goleiro brasileiro Lucas Perri saiu mal e Gvardiol foi esperto para, quase em cima da linha, pegar a sobra e empurrar pra dentro. 

Apesar do domínio, o time da casa tinha algum trabalho para finalizar, situação que mudou na reta final da etapa quando o placar, por pouco, não foi ampliado. A falta de capacidade para matar o jogo custaria caro.

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

Leeds reage e gol no fim

Logo aos 4 minutos do 2° tempo, uma dupla falha de Matheus Nunes - que errou na saída de jogo e na tentativa de afastar - rendeu gol do Leeds, com Calvert-Lewin, para colocar uma pimenta na partida.

Haaland teve uma única finalização no jogo, já perto do fim
Haaland teve uma única finalização no jogo, já perto do fimOli SCARFF / AFP

O cenário da partida mudou, com o Leeds se assanhando e ameaçando a vitória do City, que parecia encaminhada, apesar de todos os 45 minutos finais pela frente. O castigo dos Citizens veio aos 23 minutos, com gol de pênalti de Nmecha, aproveitando rebote da cobrança que ele mesmo desperdiçou. 

O City, mesmo diante do seu torcedor, mostrou um desempenho bem abaixo na etapa final, se perdendo na tática e na parte mental, correndo risco, até mesmo de uma derrota. Foden se tornou o salvador da pátria em chute de fora da área que decretou a vitória, que parecia que não viria em muitos momentos da partida. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore