O novo estádio deve ser construído em um terreno de propriedade do clube adjacente ao Old Trafford, a casa do Manchester United nos últimos 115 anos.
"O dia de hoje marca o início de uma jornada incrivelmente empolgante para a entrega do que será o maior estádio de futebol do mundo, no centro do (bairro de) Old Trafford regenerado", disse o coproprietário do United, Jim Ratcliffe.
"Nosso estádio atual nos serviu brilhantemente nos últimos 115 anos, mas ficou para atrás das melhores arenas do esporte mundial", acrescentou. O histórico estádio do United tem capacidade de 74 mil torcedores e será demolido.
A nova arena de "última geração" pode custar até 2 bilhões de libras (cerca de R$ 15 bilhões) e será tocada pela empresa de arquitetura Foster + Partners, sediada em Londres.
"Igualmente importante é a oportunidade de um novo estádio ser o catalisador da renovação social e econômica da área de Old Trafford, criando empregos e investimentos não apenas durante a fase de construção, mas de forma duradoura quando o distrito do estádio estiver concluído", disse Ratcliffe.
O novo estádio do United fará parte de um grande esquema de regeneração em torno de Old Trafford, e o United afirma que ele tem o potencial de trazer £7,3 bilhões por ano para a economia do Reino Unido.
"Consideramos cuidadosamente os resultados do trabalho, juntamente com as opiniões de milhares de torcedores e residentes locais, e concluímos que um novo estádio é o caminho certo para o Manchester United e para a comunidade ao redor", afirmou Omar Berrada, diretor executivo do United.
"Agora iniciaremos uma nova consulta para garantir que os torcedores e moradores continuem sendo ouvidos à medida que avançamos em direção às decisões finais", concluiu.