Joelinton não estará presente na viagem ao litoral sul, para enfrentar o Brighton, no domingo (4). Howe admitiu que a temporada do meio-campista brasileiro pode ter chegado ao fim devido a uma lesão no joelho.
"É provável que seja difícil (voltar a jogar nesta temporada). Acho que sim, mas com Joe, nunca poderíamos descartá-lo.
"Acho que ele está muito motivado para tentar voltar, mas sentiu um desconforto no joelho na semana passada e, por isso, recebeu a opinião de um especialista. Essa opinião foi de que não era nada sério, mas que ele precisava de um período de descanso.
"Ele está agora no Brasil e vamos esperar para ver se podemos tê-lo de volta antes do final da temporada - mas a resposta é provavelmente não."
Melhor a cada dia
Howe retornou de uma pneumonia na semana passada e ainda se recupera do imprevisto.
Confira a classificação da Premier League
Perguntado sobre sua saúde, ele respondeu: "Foi uma semana positiva para mim, estou me sentindo melhor. A cada dia de trabalho, sinto-me um pouco mais forte. Não diria que estou 100% em forma, então provavelmente não serei titular no domingo", brincou.
Howe admite que o confronto com o Brighton será crucial na corrida por um lugar entre os quatro primeiros e pela classificação para a Liga dos Campeões.
"Estamos onde gostaríamos de estar. O ideal é estar no controle do seu destino a quatro jogos do fim. Mas sabemos muito bem que isso pode mudar em uma rodada.
"Não há como nos acomodarmos, acho que é preciso manter o foco absoluto, ser realmente consistente com nosso treinamento, como os jogadores têm feito há muito tempo. Nossa série de resultados tem sido muito impressionante, mas o que não queremos é que ela caia no final.
"Teremos jogos difíceis pela frente. Nenhum mais do que este primeiro jogo, mas acreditamos na equipe."