Um dos jogadores cujo futuro já é alvo de muita especulação e debate é o capitão do Crystal Palace, Marc Guehi.
Acompanhe as notícias do mercado da bola
Guehi esteve perto do Liverpool
O zagueiro de 25 anos tinha a intenção de assinar com o Liverpool durante a janela do meio do ano, mas uma intervenção de última hora do clube do sul de Londres acabou impedindo o fechamento do negócio.
Para o crédito de Guehi, não houve alarde sobre a situação e o jogador preferiu focar no trabalho, talvez já sabendo que poderia sair do Palace de graça no ano seguinte, garantindo assim um salário maior em uma futura transferência.
Atualmente, entende-se que o Liverpool ainda está interessado no zagueiro, o que faz sentido após ter sofrido 24 gols em 14 jogos da Premier League até agora na temporada 2025/26.
Barcelona e Real Madrid também acompanham de perto a situação, com o time merengue sofrendo com lesões de defensores importantes e os Culés tendo dificuldades para manter a linha alta de defesa com o mesmo sucesso da temporada passada.
Bayern é o mais novo interessado
Agora, o Bayern de Munique entrou na disputa, com relatos na Alemanha indicando que a diretoria bávara já se reuniu com o agente de Guehi e está agendando uma ligação ou encontro com o jogador no início do ano, quando o zagueiro estará livre para conversar com outros clubes.
Considerando que o Newcastle United já havia feito uma oferta de cerca de 65 milhões de libras (R$ 469 milhões) pelos serviços de Guehi e o Liverpool chegou a concordar com um valor de 35 milhões de libras (R$ 252 milhões), ver o jogador possivelmente sair de graça seria um péssimo negócio para o clube do sul de Londres.
Após perder Eberechi Eze e Michael Olise nas últimas temporadas, ver Guehi sair também pode acelerar a saída do técnico Oliver Glasner do clube. O austríaco levou o Palace à sua primeira conquista da FA Cup e a uma aventura europeia, além de conquistar a Community Shield.
Embora seja natural que, ao atingir o auge das ambições (considerando as limitações que Glasner parece enfrentar), o caminho seja de queda, seria uma pena ver o império do Palace desmoronar tão rapidamente após aquela tarde inesquecível em Wembley, em maio.
Histórico de poucas lesões
De qualquer forma, as intenções do Bayern são claras, e formar uma dupla de zaga com Guehi e Dayot Upemecano provavelmente deixaria a defesa bávara, que sofreu apenas nove gols na Bundesliga nesta temporada, ainda mais sólida.
O clube estaria contratando um jogador que lidera pelo exemplo e não hesita em se sacrificar pelo time, sendo que a lesão mais longa de sua carreira foi de três meses, devido a um problema no joelho, o que é impressionante. Isso mostra que se trata de um atleta físico, mas inteligente, que sabe exatamente o momento certo de entrar nos desarmes.

Em 14 jogos de Premier League nesta temporada, o defensor realizou 26 desarmes, sendo 18 bem-sucedidos. Embora esse número possa parecer baixo para um zagueiro da elite, sugere que os meio-campistas e atacantes do Palace ajudam a manter os adversários ocupados mais à frente.
O aproveitamento de 69,7% nesse quesito é superior ao da maioria dos companheiros de equipe, sendo superado por poucos. Com 71 cortes na Premier League (81 em todas as competições), Guehi só fica atrás de Chris Richards e Maxence Lacroix, sendo que Richards iniciou a carreira profissional no Bayern antes de passar pelo Hoffenheim e chegar ao Palace.
Pelo alto, Guehi tem sido dominante, perdendo apenas 16 dos 56 duelos aéreos, enquanto no chão venceu 82 de 123 disputas. Outro aspecto importante, muitas vezes ignorado, é a quantidade de vezes em que recupera a posse de bola. Apenas Tyrick Mitchell (79) supera as 77 recuperações de Guehi, sendo 24 dessas interceptações no terço central do campo.

Bom desempenho também no ataque
Se o Bayern busca um jogador confiante para sair jogando da defesa e que não hesita em encarar o adversário mesmo fora de posição, Guehi é claramente esse nome. O defensor não tem medo de se juntar aos companheiros de ataque mais à frente e completou três dos dribles que tentou na elite inglesa nesta temporada (33%).
Presença importante nas bolas paradas, Guehi já marcou dois gols no campeonato e ainda acertou a trave duas vezes em 21 participações na área adversária, sendo quatro finalizações no alvo.
Seja qual for o clube que conseguir convencer Guehi a deixar Selhurst Park, é certo que estará contratando um jogador que vai agregar qualidade ao elenco e, sem dúvida, elevá-lo de patamar.

