Por isso, quando foi noticiado que ele recusou um convite para se juntar a Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, não dava para não se impressionar com a decisão, mesmo que tenha sido surpreendente.
Confira a tabela completa da Premier League
Casemiro fez o que poucos fariam perto do fim da carreira: recusou uma fortuna e a chance de jogar longe dos holofotes da Europa, especialmente no Manchester United, por ambição de continuar se desafiando na liga mais exigente do mundo.
O brasileiro não conquistou cinco títulos de Champions League sendo um jogador comum e, mesmo aos 33 anos, Casemiro ainda sonha com o capítulo final da sua carreira. É essa mentalidade de elite que diferencia Casemiro da maioria.
Porque, mesmo tendo sido muito criticado pelas atuações abaixo do esperado na última temporada, não foi por falta de profissionalismo; ele apenas perdeu um pouco de velocidade justamente na área do campo onde (especialmente na Premier League) é fundamental ser extremamente móvel.
Nesse contexto, aceitar uma proposta da Arábia Saudita para reencontrar o ex-companheiro Ronaldo e ganhar uma quantia absurda de dinheiro seria totalmente compreensível. Isso significaria não precisar mais ouvir pessoas como Jamie Carragher menosprezando um jogador que já conquistou quase tudo.
Ninguém o culparia por escolher o caminho mais fácil. Mas, se já não estava claro que Casemiro pensa diferente quando trocou o Real Madrid, em seu auge, por um Manchester United em crise, agora ficou evidente.
opiO brasileiro vive e respira futebol, sempre buscando superar o próximo desafio em uma carreira já repleta de conquistas.

Casemiro dá exemplo inspirador
Casemiro pode até ter sido um problema na última temporada, mas esteve longe de ser o pior do Manchester United e, com a bola nos pés, ainda demonstra muita qualidade na maioria das vezes.
De certa forma, porém, o nível em que Casemiro está jogando é irrelevante para essa história.

Em uma época do futebol em que surgem jogadores mimados como Jadon Sancho e Alejandro Garnacho a todo momento, a decisão de Casemiro de recusar o Al-Nassr, buscar a melhor forma física e lutar por seu espaço no Manchester United é o verdadeiro destaque dessa história.
O jogador de 33 anos é um exemplo para todos os jovens das categorias de base sobre recusar o caminho fácil e aproveitar ao máximo uma carreira curta no topo.
O caminho mais fácil raramente é o melhor, e por mais difícil que seja, escolher o caminho mais duro, muitas vezes sob grande pressão, é a mentalidade necessária para chegar ao topo e se firmar como um grande.
Casemiro também mostra como pensam os jogadores com mentalidade de elite: sempre há um novo objetivo a ser alcançado, e escolher o caminho fácil não é uma opção.

Sancho e Garnacho não aprenderam com Casemiro
Com uma nova geração assumindo o protagonismo, muitos jovens jogadores do futebol atual, cheios de talento, acreditam cedo demais em seu próprio hype.
Há inúmeros exemplos desse tipo no Manchester United desde a saída de Alex Ferguson, e dois dos mais recentes são Sancho e Garnacho. Nenhum deles chegou perto do que Casemiro conquistou. Em vez de lutarem pelo futuro no Manchester United, ambos preferiram o caminho mais fácil e saíram.
Antes de se transferir para o Chelsea, o argentino Garnacho apareceu de férias usando uma camisa do Aston Villa de Marcus Rashford, curtiu vários tweets de Fabrizio Romano sobre o interesse do Chelsea e até curtiu publicações de torcedores criticando seu ex-treinador, Ruben Amorim.
Sancho também já teve atitudes desrespeitosas no passado, e esses dois jogadores populares acabaram queimando todas as pontes com uma torcida que sempre os apoiou nos bons e maus momentos.
É um caso clássico de arrogância exposto para todos verem, e um exemplo perfeito de como não se portar como jovem jogador com tanto a aprender.
Em outra realidade, Garnacho poderia ter sido o novo astro a vestir a lendária camisa sete do Manchester United, algo que parecia seu destino em certo momento. Para quem idolatra Ronaldo, era de se esperar que Garnacho fizesse de tudo para aprender com outro vencedor, Casemiro, em sua trajetória para se firmar no futebol.
Em vez de seguir o caminho difícil que Casemiro sempre escolheu na carreira, Garnacho optou pelo mais fácil, em um típico momento de “Sliding Doors” para mais um jovem impaciente que fracassou em Old Trafford.
Ao assinar com o Chelsea, Garnacho declarou: "Tenho mentalidade vencedora e muita personalidade." Mas, ao primeiro sinal de dificuldade na carreira, Garnacho preferiu fugir a lutar. Isso parece mentalidade de vencedor?
Copa do Mundo de 2026 é fundamental para permanência de Casemiro na Europa
Segundo diversas fontes, um dos principais motivos para Casemiro permanecer em Old Trafford foi a ambição de voltar à Seleção antes da Copa do Mundo de 2026 – uma última chance de brilhar no maior palco do futebol.
A chegada de Carlo Ancelotti ao comando do Brasil em maio deu confiança ao ex-meio-campista do Real Madrid de que poderia retornar à seleção, considerando o histórico com Ancelotti nos tempos de Los Blancos.
A decisão inspiradora de ficar e lutar por espaço em um United em crise já começa a dar resultado. Casemiro foi convocado por Ancelotti em maio, na primeira lista do treinador, após ficar fora desde outubro de 2023, e foi titular contra o Chile em uma vitória tranquila nas Eliminatórias da Copa do Mundo na quinta-feira.
Apesar das dúvidas justificadas sobre se ele ainda deveria ser titular no sistema de Ruben Amorim, Casemiro tem sido a escolha do treinador português no meio-campo, à frente de Manuel Ugarte e Kobiee Mainoo desde o início da temporada 2025/26.
O mais impressionante é que ele começou a campanha em grande forma, mostrando-se mais enxuto e determinado do que nunca.
A verdade é que, com Ancelotti no comando do Brasil pelo menos até a Copa de 2026, Casemiro sabe que, se continuar jogando regularmente em Old Trafford, seja como titular ou vindo do banco, estará a caminho da América do Norte no ano que vem, onde terá a última chance de completar sua impressionante coleção de troféus.
Se isso não te inspira, talvez seja melhor acompanhar as redes sociais de Garnacho para ver um exemplo bem diferente sendo dado.