Por que a sequência de vitórias do Manchester United pode estar ameaçada pelo West Ham

West Ham e Manchester United disputam partida imporante na Premier League
West Ham e Manchester United disputam partida imporante na Premier LeagueČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

O técnico Michael Carrick vai enfrentar mais um de seus ex-clubes nesta terça-feira (10), já que seu Manchester United em ascensão visita um West Ham igualmente animado.

Independentemente de um torcedor dos Red Devils estar a apenas 90 minutos de cortar o cabelo pela primeira vez em 18 meses, este confronto representa uma chance para Carrick colocar seu time de vez na briga pela Champions League.

Confira a classificação da Premier League

United buscando o 9º jogo invicto na lig

Campanha atual do United (todas as competições)
Campanha atual do United (todas as competições)Flashscore

Mesmo saindo com um empate do London Stadium, já seria o nono jogo consecutivo sem derrota sob os comandos de Amorim e Carrick. O West Ham vem atrapalhando os planos do United há décadas, com o último jogo da temporada 1994/95 sendo um dos exemplos mais marcantes.

Com o elenco de Nuno Espirito Santo apenas três pontos acima da zona de rebaixamento, uma vitória neste duelo pode pelo menos igualar o West Ham ao Nottingham Forest, antes dos Tricky Trees enfrentarem o lanterna Wolverhampton na quarta-feira (11).

Ambos os times venceram seus últimos jogos por 2 a 0: os Red Devils em casa contra o Tottenham, e o West Ham fora de casa contra o Burnley.

West Ham não perde para o United desde fevereiro de 2024

No último confronto entre os times, em dezembro, no Old Trafford, o gol de Soungoutou Magassa no fim garantiu o empate após Diogo Dalot abrir o placar. Vale destacar que o West Ham não perde esse duelo desde fevereiro de 2024, com o United marcando apenas dois gols nesse período.

Na verdade, os Red Devils perderam quatro dos últimos seis jogos da Premier League contra o time do leste de Londres, mais do que nos 28 confrontos anteriores. Então, mesmo que a sorte do West Ham esteja sempre se escondendo, a campanha atual pode ajudar o time a manter a recente superioridade sobre o gigante do noroeste.

O United pode se consolar sabendo que apenas uma vez na história o West Ham conseguiu evitar derrotas nos dois jogos da liga contra eles em temporadas consecutivas, e isso aconteceu quase um século atrás, em 1932/33 e 1933/34.

O time de Carrick, em que Bryan Mbeumo está brilhando com nove gols na liga, não perde fora de casa na Premier League desde dezembro, e vai enfrentar um adversário que, apesar de estar mostrando evolução, já perdeu oito jogos em casa nesta temporada.

Fernandes, Mbeumo e Cunha em grande fase

Com muitos jogadores do United atuando com a confiança que faltou durante boa parte da era Amorim, os anfitriões também vão precisar ficar de olho no principal nome dos Red Devils, Bruno Fernandes, que participou de 10 gols nos últimos oito jogos fora de casa pela liga (dois gols e oito assistências).

Essas oito assistências fora de casa igualam o recorde de Ryan Giggs (em 2001/02), então o português precisa dar só mais um passe para gol em jogos fora nesta temporada para se tornar o recordista absoluto do clube nesse quesito.

Matheus Cunha também participou de quatro gols nos últimos cinco jogos fora de casa pela liga (três gols e uma assistência), mostrando que os visitantes têm uma ameaça ofensiva real em todos os setores do gramado.

Cunha nunca marcou contra o West Ham em cinco jogos anteriores, e os Red Devils também não vencem três partidas seguidas em Londres (tendo derrotado recentemente o Arsenal e o Crystal Palace na capital) desde 2019.

Bowen é o único destaque do West Ham?

Com Jarrod Bowen, o West Ham tem um jogador que marcou mais gols contra o United (três) do que qualquer outro atleta do clube na era Premier League.

Com Crysencio Summerville — cinco gols nos últimos cinco jogos — e Taty Castellanos também vivendo boa fase, os anfitriões podem apontar para seu próprio poder ofensivo como um desafio para os adversários no meio da semana.

No entanto, apenas quatro vitórias nos últimos 20 jogos da liga no London Stadium (quatro empates e 12 derrotas), sendo três delas contra times recém-promovidos, não é um histórico dos mais animadores para um duelo tão importante para o West Ham.

Outra curiosidade desse confronto é que os anfitriões perderam apenas três dos últimos 15 jogos em casa pela liga disputados em terça, quarta ou quinta-feira (cinco vitórias e sete empates), enquanto os visitantes venceram só um dos últimos nove jogos fora de casa pela Premier League em dias de semana (três empates e cinco derrotas). Tire suas próprias conclusões.

Cada ponto é fundamental

Em relação a lesões e suspensões, o West Ham só não conta com Lukasz Fabianski e Jean-Clair Todibo, este último por conta do cartão vermelho recebido na derrota para o ChelseaPatrick Dorgu, Mason Mount e Matthijs de Ligt seguem no departamento médico dos visitantes.

West Ham x Man Utd - Probabilidade de vitória ao vivo
West Ham x Man Utd - Probabilidade de vitória ao vivoFlashscore

Com apenas 12 jogos da Premier League restantes após este, cada ponto daqui pra frente é fundamental para ambos os times.

Se Carrick vai consolidar ainda mais sua posição no comando do United, ou se Nuno vai continuar conquistando a torcida do leste de Londres que pedia sua saída há poucas semanas, só saberemos ao final de um duelo que promete ser eletrizante entre dois times que gostam de jogar futebol do jeito certo.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore