Os Red Devils começaram a temporada 2025/26 da Premier League da mesma forma que terminaram a anterior, e o português parecia uma figura desolada na linha de fundo em Craven Cottage, quando o United empatou em 1 a 1 com o Fulham.
Acompanhe as notícias do mercado da bola
Temporada diferente, mesmo United
Depois de uma derrota na estreia em casa para o Arsenal, o gigante inglês já se encontra entre os cinco últimos colocados, com apenas um ponto conquistado.
Nos bastidores, é evidente que nem tudo está bem, embora alguns acordos de última hora, tanto dentro quanto fora do clube, possam ser a injeção de ânimo que a equipe precisa para sair da situação difícil em que se encontra.
O primeiro a sair de Old Trafford pode ser o ponta Antony. O brasileiro de 25 anos foi emprestado ao Real Betis, durante a temporada 2024/25, e fez nove gols e cinco assistências em todas as competições. Considerando que só fez mais 12 gols e cinco assistências desde 2022/23, quando estava no United, está mais do que claro que a Espanha é mais adequada para ele.

Como Amorim já havia o descartado do time em 25/26, uma transferência para outro lugar nunca esteve em dúvida, e o Betis está novamente na fila para contratá-lo por mais um empréstimo de uma temporada, dessa vez com a obrigação de compra no meio de 2026. O jogador é um favorito da torcida no Estádio Benito Villamarín, e a mudança é ideal para todas as partes.
Venda de Mainoo pode ser um erro caro
Depois do brasileiro, a saída do jogador da seleção inglesa Kobbie Mainoo pode ser um erro caro do técnico. Aos 20 anos, o meia floresceu sob o comando de Erik ten Hag, conquistando uma vaga na seleção que disputou a final da Euro contra a Espanha e também marcou o gol da vitória quando o United derrotou o rival Manchester City na final da Copa da Inglaterra de 2024.
Confira a classificação da Premier League
Sob o comando de Amorim, o oposto tem sido verdadeiro, e nem um único minuto jogado até agora nesta temporada conta sua própria história. O que é estranho é que Mainoo realmente melhorou na maioria das áreas, com uma taxa de sucesso em desarmes chegando a 63% na última temporada, além de uma precisão de passe de 87,4% no campeonato.
Com uma precisão de chute de 75% e uma taxa de conversão de 50% (ambas na Liga Europa), além de 50 interceptações nas últimas temporadas, o que isso diz sobre o desejo do técnico de jogar o sistema 3-4-3 sem Mainoo? Sabedoria ou insensatez?
Assim como Ten Hag permitiu que Scott McTominay fosse para o Napoli para que o escocês ganhasse o prêmio de melhor jogador do ano da Série A, Amorim pode achar que a boa forma de Mainoo voltará para outro lugar, já que tanto o Real quanto o Atlético de Madrid estão de olho no jogador no momento.

Garnacho quase certo de sair
Alejandro Garnacho é o terceiro jogador que está quase certo de se transferir para o Chelsea antes do fechamento da janela. Com 26 gols e 22 assistências em 144 jogos pelo United - apenas Marcus Rashford e Bruno Fernandes têm mais no mesmo período -, o atacante também pode se sentir ofendido por não ter sido aproveitado pelo técnico.
O total de 46 saídas rápidas do argentino também evidencia a importância do argentino para o time e, embora a precisão de chute de 54,5% na última temporada da Premier League tenha sido razoável, a conversão de chutes de apenas 10,9% claramente precisa ser melhorada.
No entanto, pode-se argumentar claramente que, como ponta, Garnacho é mais útil na armação de jogadas para os companheiros de equipe do que na marcação de gols. De qualquer forma, tem se saído muito bem até o momento, mas é mais um jovem que caiu na armadilha da mentalidade única de Amorim.
Um quarto goleiro em Old Trafford?
Outros jogadores, como Rasmus Hojlund, também poderão ser contratados neste verão, embora o clube não queira aceitar tantas vendas a menos que possa pelo menos se reforçar em outras áreas importantes. O mais provável, neste momento, parece ser a posição de goleiro, já que tanto André Onana quanto Altay Bayindir claramente não convenceram.

Relatórios sugerem que o goleiro Senne Lammens, do Royal Antwerp, está perto de fechar um contrato de cinco anos por cerca de 16 milhões de libras (R$ 117,1 milhões) mais bônus e, a menos que Amorim concorde em vender Onana ou Bayindir, terá quatro goleiros para escolher, incluindo Tom Heaton.
A porcentagem de defesas de Lammens na Jupiler Pro League belga na última temporada foi de saudáveis 76,8%, enquanto defendeu quatro de oito pênaltis. Os 52 gols sofridos em 41 jogos (incluindo a rodada do campeonato e os playoffs) foram a pior marca entre os cinco principais clubes da Bélgica, portanto, Amorim precisa ter certeza na decisão.
Por outro lado, a porcentagem de defesa de Onana foi de 66,9% na última temporada da Premier League, enquanto a de Bayindir foi de apenas 44,4%. O jogador turco sofreu 18 gols nos 10 jogos do United em 24/25, enquanto o camaronês deixou passar 44 gols em seus 34 jogos na primeira divisão inglesa.
Verão de sucesso ou fracasso para Amorim
Em poucas palavras, essa janela de transferências é um sucesso ou um fracasso para o United e para Amorim. Embora o português não possa ser responsabilizado por nada que tenha acontecido antes de sua chegada, fez pouco para convencer a torcida do clube de que é o homem certo para o cargo.
Outra contratação ou venda ruim pode muito bem significar o fim do desastroso mandato.
