Mais

Por que venda de Bruno Fernandes para Arábia Saudita pode ser útil ao Manchester United

Bruno Fernandes durante partida entre Manchester United e Sunderland
Bruno Fernandes durante partida entre Manchester United e SunderlandČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

Já faz algumas janelas de transferências que circulam rumores sobre o futuro do capitão do Manchester United, Bruno Fernandes.

Considerado por muitos o melhor jogador do time, o fato de ele completar 32 anos no início da próxima temporada não passou despercebido pela diretoria.

Confira a classificação da Premier League

Embora qualquer movimento do clube para facilitar a saída do português de Old Trafford possa encontrar resistência dos torcedores, uma venda pode, na verdade, ser benéfica para o clube a longo prazo.

Saiba aqui como acompanhar o desempenho de Bruno Fernandes pelo Flashscore

De acordo com informações recentes, o Al-Nassr, da Arábia Saudita, está interessado em reunir Bruno com seu capitão na seleção e ex-ídolo do United, Cristiano Ronaldo.

Além disso, o clube saudita estaria disposto a pagar cerca de £100 milhões pela transferência, além de propor a realização de alguns amistosos, dos quais o time da Premier League também poderia lucrar bastante.

​Gostem ou não os mais tradicionais, as finanças têm papel fundamental no futebol atual, e a ausência do United nas competições europeias pesou bastante.

Números de Bruno Fernandes
Números de Bruno FernandesFlashscore

Ficar fora das competições europeias afetou o United

Isso ficou claro pela incapacidade do clube em atender todos os pedidos de Ruben Amorim na última janela de transferências.

O contrato atual de Bruno vai até 2027 e, com um salário de £300 mil por semana, representa um custo significativo mesmo só até o fim desta temporada. Na verdade, apenas Casemiro recebe mais.

Considerando que o clube dificilmente ofereceria as mesmas condições em um novo contrato — já que ele estará perto dos 33 anos —, uma mudança de ares em junho pode ser interessante para todos os lados.

Mesmo que Bruno acredite que ainda pode atuar em alto nível na Europa, nenhum outro lugar além da Saudi Pro League vai oferecer um pacote financeiro tão atrativo nesta fase da carreira.

100 gols em 298 jogos

O United certamente sentiria falta de sua contribuição. Desde que chegou ao clube em 2019, ele marcou 100 gols e deu 83 assistências em 298 partidas.

Uma média de uma participação para gol a cada três jogos, atuando no meio-campo de um time que ficou abaixo das expectativas, é impressionante sob qualquer perspectiva. Ainda assim, é justo dizer que ele entregou muito mais do que gols e assistências durante sua passagem pelo Teatro dos Sonhos.

No geral, sua liderança é inquestionável, salvo uma ou outra exceção. Por isso, se o clube realmente pensa em negociá-lo, precisa ter em mente um substituto com personalidade forte para ocupar seu lugar.

Se outros rumores se confirmarem, Amorim não terá que buscar apenas um substituto para Bruno.

Gráfico de radar de Bruno Fernandes - Premier League 2024/25
Gráfico de radar de Bruno Fernandes - Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Mainoo e Zirkzee também podem sair?

Informações indicam que Kobbie Mainoo segue insatisfeito com a situação no clube e, sendo ano de Copa do Mundo, não seria surpresa se o inglês insistisse em uma transferência em janeiro, seja por empréstimo ou em definitivo.

Joshua Zirkzee é outro que parece estar insatisfeito com seu momento, talvez ao ver como seu antigo parceiro de ataque, Rasmus Hojlund, se adaptou tão bem no Napoli.

Números de Zirkzee
Números de ZirkzeeFlashscore

Sem falar na felicidade de Antony e Marcus Rashford atuando em LaLiga.

Com Benjamin Sesko começando a se firmar no United, o holandês deve entender que, a menos que haja uma crise de lesões em Old Trafford, continuará sendo uma opção secundária — o que não ajuda em suas chances de disputar a Copa do Mundo.

Considerando que ele marcou apenas sete gols e deu duas assistências em 53 jogos por todas as competições desde que chegou ao United em 2024, não é certo que Zirkzee será convocado de qualquer forma.

A permanência de Maguire e sua possível concessão

​Um jogador que deseja permanecer no clube é Harry Maguire. Sem espaço com Erik ten Hag, o zagueiro vive uma espécie de "renascimento" e se tornou um dos jogadores mais importantes para Amorim, muito por sua postura incansável em campo.

No entanto, para seguir no clube, Maguire provavelmente terá que aceitar uma redução salarial significativa e, se o desempenho em campo não melhorar, Amorim pode acabar deixando o cargo, dando lugar a um treinador com ideias totalmente diferentes.

Fica claro, então, que os próximos seis a 12 meses podem ser dos mais importantes na história recente do United, e o futuro de vários profissionais pode depender do que acontecer dentro e fora de campo.

Um sacrifício agora para colher frutos depois

É evidente que o caminho que a diretoria imagina exige decisões difíceis, e só depois disso o clube poderá realmente avaliar seus próximos passos.

O ditado "um sacrifício agora para colher frutos depois" é usado à exaustão, mas se encaixa perfeitamente neste caso.

Jason Pettigrove é articulista do Flashscore
Jason Pettigrove é articulista do FlashscoreFlashscore