Esta será a 3ª vez que o técnico Unai Emery retorna ao estádio do Arsenal após sua demissão em 2019.
Siga Arsenal x Aston Villa em tempo real
Em suas duas visitas ao norte de Londres com o Aston Villa, ele saiu com uma vitória e um empate. Os torcedores do Arsenal podem se animar, porém, com o fato de que nenhum ex-treinador conseguiu ficar três jogos seguidos sem perder no Emirates após sair do comando dos Gunners.
Emery chega embalado por uma sequência de 11 vitórias consecutivas, igualando o melhor recorde da história do clube, alcançado em 1914.

Dessas 11 partidas, oito foram pela Premier League, sendo a segunda vez que o Villa vence tantos jogos seguidos na 1º divisão. A primeira vez foi uma série de nove triunfos entre outubro e dezembro de 1910.
Se conquistar a 12ª vitória consecutiva no Emirates Stadium, o Villa ultrapassaria o Man City, ao menos temporariamente, e igualaria os 42 pontos do time de Mikel Arteta, que mais uma vez vem sendo perseguido de perto pelos rivais.
Melhor sequência na Premier League
Vale lembrar que o Villa ocupava a 18ª posição ao fim da quinta rodada (3 empates, 2 derrotas), com apenas um gol marcado. O fato de o time estar onde está agora, com todos os méritos, é um reflexo do caráter e da inteligência de Emery.
Desde aquele início ruim, o Villa somou 12 vitórias e 36 pontos, mais do que qualquer outro clube da elite no período.
O fato de o Villa ter marcado pelo menos dois gols nos últimos seis jogos também indica que o Arsenal precisará estar muito atento na defesa para conter o ataque visitante.

Riccardo Calafiori e Jurrien Timber ainda são dúvidas para os donos da casa, que não poderão contar com Ben White, Kai Havertz e Cristhian Mosquera.
Pelo lado do Villa, Boubacar Kamara e Matty Cash estão suspensos após acumularem cinco cartões amarelos cada, enquanto Tyrone Mings, Pau Torres e Ross Barkley estão lesionados, e Evann Guessand está servindo sua seleção na Copa Africana de Nações.
Villa leva vantagem nos duelos recentes
Em quatro dos últimos seis duelos diretos contra o Arsenal, o Villa marcou dois gols; venceu três dessas partidas, empatou uma e perdeu duas, sendo que ambas as derrotas foram em Villa Park.
A única derrota do time de Arteta nos últimos seis jogos da liga foi justamente para o time de Emery, no início de dezembro, quando Emi Buendia marcou o gol da vitória aos 95 minutos.
O time londrino venceu seis jogos seguidos em casa pela Premier League, sua melhor sequência desde as 10 vitórias entre abril e dezembro de 2022. Os Gunners também venceram o último jogo da liga em quatro dos últimos cinco anos - a única exceção foi a derrota por 2 a 1 para o Fulham na véspera de Ano Novo de 2023.
Vale destacar que um gol contra na última vitória do Arsenal em casa, marcado por Brighton's Georginio Rutter, veio após outros dois gols contra de jogadores do Wolves, Sam Johnstone e Yerson Mosquera, no jogo anterior no Emirates.
Nenhum outro time da elite se beneficiou tanto de gols contra nesta temporada, e sem essas ajudas, a invencibilidade em casa não teria sido mantida.
Eze e Watkins como titulares?
Uma das dúvidas é se Arteta começará com Eberechi Eze e se Emery escalará Ollie Watkins entre os titulares.
Ambos começaram no banco na última rodada, mas Eze participou de cinco gols em quatro jogos como titular em casa contra o Villa (dois gols, três assistências), todos pelo Crystal Palace entre maio de 2021 e fevereiro de 2025.
Watkins, que já foi especulado no Arsenal, marcou quatro gols em cinco jogos fora de casa contra os Gunners, sendo o maior artilheiro do Villa no Emirates, e certamente vai querer balançar as redes novamente em seu aniversário.
O Villa, por sua vez, precisará ter paciência quando o Arsenal mantiver a posse de bola por longos períodos. Os Gunners já realizaram mais de 1.000 passes a mais que os visitantes na temporada 2025/26, e esse cenário deve se repetir ao longo dos 90 minutos.
Rogers e Saka são os destaques
O Morgan Rogers, em grande fase, será um dos responsáveis por tentar quebrar o ritmo dos donos da casa. Seus sete gols, 33 finalizações e 15 chutes no alvo são os melhores números do Villa na liga.
O inglês precisará ser ainda mais preciso, já que o Arsenal soma nove jogos sem sofrer gols, o melhor desempenho da divisão.

Seu companheiro de seleção, Bukayo Saka, mais uma vez será a esperança de criatividade para o Arsenal. Com quatro gols na Premier League, está apenas um atrás do artilheiro Viktor Gyokeres, além de liderar o time em chances criadas (33), finalizações (41) e chutes no alvo (18).
O duelo pode ser decidido por Saka ou Rogers, mas o fato é que ambos os times contam com vários jogadores em excelente campanha. Tudo indica que teremos mais um grande jogo, e não seria surpresa se um gol nos acréscimos definisse quem termina o ano em alta.

