Mais

Premier League terá tecnologia semi-automática de impedimento na próxima temporada

Sistema atual é alvo de críticas devido à demora para tomada de decisão
Sistema atual é alvo de críticas devido à demora para tomada de decisãoAFP

A Premier League terá a tecnologia semi-automática de impedimento na próxima temporada para acelerar a tomada de decisões, depois que os clubes concordaram unanimemente com a mudança em uma reunião de acionistas nesta quinta-feira (11).

A tecnologia tem sido usada em grandes torneios e ajuda a limitar a necessidade de longas esperas para as revisões do VAR, em que os árbitros verificam manualmente se um jogador está impedido ou não, além de reduzir as margens de erro.

"O novo sistema será usado pela primeira vez na Premier League na próxima temporada, e a previsão é de que a tecnologia esteja pronta para ser introduzida após um dos intervalos internacionais de outono", disse a liga em um comunicado.

"A tecnologia fornecerá um posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores."

Atualmente, os árbitros da Premier League utilizam o VAR para verificar os impedimentos, mas o sistema tem enfrentado muitas críticas devido ao tempo que leva para tomar uma decisão, além de deixar os torcedores no estádio às escuras, sem replays.

Tecnologia do impedimento será aprimorada na Premier League
Tecnologia do impedimento será aprimorada na Premier LeagueAFP

A tecnologia envolve várias câmeras que rastreiam a bola e cada jogador. A tecnologia, por si só, não pode determinar se um jogador está impedido, e o VAR ainda precisa validá-la com base nos dados disponíveis - daí o termo "semi-automático".

A tecnologia foi usada na Copa do Mundo de 2022 e na Liga dos Campeões e, mais recentemente, foi implementada na Copa da Ásia no início deste ano.