Mais

Quem foram os melhores brasileiros na temporada europeia? Veja seleção de 2024/25

Raphinha foi o craque brasileiro no futebol europeu em 2024/25
Raphinha foi o craque brasileiro no futebol europeu em 2024/25Flashscore / Matthieu Mirville / Zuma Press / Profimedia

A chegada de Carlo Ancelotti abriu a possibilidade de uma Seleção Brasileira cada vez mais "europeia". E para saber quem do país mais se destacou no exterior em 2024/25, o Flashscore montou a seleção da temporada das grandes ligas do Velho Continente: Premier League, LaLiga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1.

O time ideal foi escalado com base nas médias de notas do Flashscore — entenda aqui como funciona o sistema. A eleição considerou as cinco principais ligas europeias, mas os campeonatos de Itália e Alemanha ficaram sem representantes.

Como esperado, Raphinha é o craque brasileiro de 2024/25. Protagonista no título do Barcelona em LaLiga, o atacante foi o único a alcançar a média 7,5.

A seleção dos brasileiros no futebol europeu em 2024/25
A seleção dos brasileiros no futebol europeu em 2024/25Flashscore

Novidades de Ancelotti na Seleção Brasileira, Alexsandro e Andrey Santos também entraram no time ideal da temporada. Dos 11 jogadores na escalação do Flashscore, sete entraram na primeira lista do técnico italiano.

A distribuição entre as ligas ficou assim: quatro jogadores da Premier League; quatro da Ligue 1; e três de LaLiga. Confira abaixo um resumo dos eleitos.

Os números de Raphinha em LaLiga 2024/25
Os números de Raphinha em LaLiga 2024/25Flashscore

Goleiro: Lucas Perri (Lyon) - 6,9

Em sua primeira temporada completa no futebol europeu, Lucas Perri foi titular absoluto do Lyon. O goleiro brasileiro disputou 33 partidas na Ligue 1 e defendeu 72,5% das finalizações que encarou, a quinta melhor taxa do campeonato. O desempenho foi importante para colocar o heptacampeão francês na Liga Europa.

Lucas Perri, do Lyon
Lucas Perri, do LyonDivulgação/Lyon

Zagueiro: Jubal (Auxerre) - 7,2

Outro nome do futebol francês, Jubal foi muito sólido pelo Auxerre e conquistou um espaço na seleção da temporada entre os brasileiros. O experiente zagueiro de 31 anos se tornou capitão de sua equipe e também se destacou pelo faro de artilheiro, com seis gols na Ligue 1 — três de pênalti.

Jubal, do Auxerre
Jubal, do AuxerreARNAUD FINISTRE / AFP / Profimedia

Zagueiro: Murillo (Nottingham Forest) - 7,1

Um dos pilares do Nottingham Forest, Murillo teve uma temporada de altíssimo nível na Premier League. O zagueiro atuou em 36 das 38 partidas de sua equipe, e em 11 delas não sofreu gol.

Murillo, do Nottingham Forest
Murillo, do Nottingham ForestCraig Mercer / Alamy / Profimedia

Zagueiro: Alexsandro (Lille) - 7,1

O zagueiro do Lille é mais um que se destacou na Ligue 1 na temporada 2024/25. Convocado por Carlo Ancelotti em sua primeira lista na Seleção, o defensor fez um final de temporada muito sólido no futebol francês e chamou a atenção. A média de Alexsandro foi 7,1.

Meia: Andrey Santos (Strasbourg) - 7,4

O volante do Strasbourg foi mais um reconhecido na Seleção Brasileira pela grande temporada na França. Andrey Santos, inclusive, será jogador do Chelsea em 2025/26. Um dos aspectos mais impressionantes do meio-campista é sua presença no ataque: 10 gols em 32 jogos na última Ligue 1.

Andrey Santos, do Strasbourg
Andrey Santos, do StrasbourgFREDERICK FLORIN / AFP

Meia: Casemiro (Manchester United) - 7,2

O veterano foi um dos poucos que se destacou na péssima campanha do Manchester United na Premier League. A temporada de recuperação de Casemiro o fez voltar a ser considerado para a Copa do Mundo de 2026 e entrar na lista de Ancelotti. O volante alcançou média 7,2 em 24 jogos no Campeonato Inglês.

Casemiro, do Manchester United
Casemiro, do Manchester UnitedMartin Rickett / PA Images / Profimedia

Meia: Bruno Guimarães (Newcastle) - 7,1

Capitão do Newcastle, Bruno Guimarães é um dos brasileiros que joga há mais tempo em alto nível no futebol europeu. O volante foi titular em todos os 38 jogos da Premier League, fez cinco gols e deu seis assistências. O desempenhou se mostrou vital para a equipe carimbar a vaga na Liga dos Campeões.

Bruno Guimarães, do Newcastle
Bruno Guimarães, do NewcastleANDY BUCHANAN / AFP

Meia-atacante: Matheus Cunha (Wolverhampton) - 7,4

Poucos brasileiros deram um salto maior que o de Matheus Cunha em 2024/25. O meia-atacante fez uma grande Premier League pelo Wolverhampton, com 15 gols e 6 assistências, e acabou vendido ao Manchester United por 62,5 milhões de libras (R$ 477 milhões). Além disso, virou figurinha carimbada na Seleção.

Matheus Cunha, ex-Wolverhampton
Matheus Cunha, ex-WolverhamptonNick Potts, PA Images / Alamy / Profimedia

Atacante: Raphinha (Barcelona) - 7,5

Para surpresa de ninguém, Raphinha foi o brasileiro com a maior média nas cinco grandes ligas da Europa. Autor de 18 gols e 9 assistências em LaLiga, o atacante protagonizou o título espanhol do Barcelona e fez uma temporada digna de Bola de Ouro.

Raphinha, do Barcelona
Raphinha, do BarcelonaDivulgação/FC Barcelona

Atacante: Rodrygo (Real Madrid) - 7,4

Rodrygo calou quem esperava uma perda de espaço com a chegada de Mbappé e mostrou que é um dos protagonistas do Real Madrid. Mesmo com a queda de rendimento no segundo turno, o atacante fez mais uma temporada sólida e concluiu LaLiga com seis gols e cinco assistências em 30 jogos.

Rodrygo, do Real Madrid
Rodrygo, do Real MadridDivulgação/Real Madrid

Atacante: Vinícius Júnior (Real Madrid) - 7,2

O brilho não foi o mesmo de 2023/24, mas Vini Jr. se manteve entre os melhores jogadores do mundo. Foram 11 gols e 8 assistências do camisa 7 pelo Real Madrid em LaLiga, que contribuíram para o vice-campeonato merengue. O brasileiro foi o segundo do time que mais criou chances (59), só atrás de Modric (66).

Vinícius Júnior, do Real Madrid
Vinícius Júnior, do Real MadridDivulgação/Real Madrid