Guardiola conquistou com os Sky Blues seis títulos da Premier League, quatro Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra e uma vitória na Liga dos Campeões, levantando a questão: o que mais pode conseguir no comando do City?
Confira a classficação da Premier League
O clube está em uma encruzilhada pela primeira vez em anos, no meio de um momento decisivo. Com astros importantes prejudicados pela idade e a saída do diretor esportivo de longa data e braço direito de Guardiola, Txiki Begiristain, o espanhol terá que reconstruir o elenco para manter sua posição no topo.
Se contarmos o restante da temporada e as duas temporadas seguintes com opção de mais um ano, o técnico pode aumentar a coleção de troféus em mais 11. Para isso, terá que formar um elenco capaz com a ajuda do novo diretor esportivo Hugo Viana, que vem do Sporting. A tarefa principal é equilibrar o fortalecimento imediato do time com uma construção de longo prazo. E é aí que começam as especulações sobre quem fará parte da nova era do Manchester City. Abaixo listamos algumas opções que podem cair como uma luva.
Rodrygo (atacante, Real Madrid)
No ataque, a equipe de Guardiola conta com a máquina de marcar gols de Erling Haaland, mas a responsabilidade deve ser distribuída entre mais jogadores. Um possível reforço pode ser Rodrygo, do Real Madrid.
Aos 23 anos, tem mais de 200 partidas e 57 gols. Além disso, a chegada do brasileiro permitiria que Phil Foden se estabelecesse no meio-campo ao invés de participar do rodízio na linha de ataque. E, embora o outro jogador da seleção, Savinho, pareça uma excelente opção, o atacante dos merengues poderia trazer resultados imediatos.
A transferência pode parecer um pouco complicada e certamente exigiria um bom dinheiro, que o City tem para gastar. Com o ataque repleto de estrelas do Madrid, Rodrygo poderia aproveitar a oportunidade de se tornar um líder em outro clube.
Além disso, considerando que Bernardo Silva e Kevin de Bruyne estão na casa dos 30 anos e que os contratos acabam em 2026, essa poderia ser uma jogada inteligente para Guardiola. Uma alternativa mais barata, embora menos glamourosa, é Bryan Mbeumo, do Brentford.
Viktor Gyökeres (atacante, Sporting)
Gyökeres seria outra opção óbvia. Desde que chegou em Portugal, em 2023, o sueco tem sido absolutamente imparável, marcando incríveis 66 gols em 68 jogos e dando 19 assistências.
Mesmo que os Sky Blues tenham Haaland, a falta de um meio-campista de qualidade pode ser um problema no futuro. A possível contratação tem várias falhas com o norueguês como principal obstáculo. Será que o artilheiro do Sporting estaria disposto a entrar como segunda opção?
Provavelmente não, pois quase todos os grandes clubes do continente estão atrás dele na janela de transferências e muitos podem oferecer uma vaga imediata no time titular. Guardiola teria que encontrar uma solução para atrair o atacante sem perder Haaland, que tem sido associado a uma transferência para outros times de elite da Europa, principalmente o Real Madrid.
Joshua Kimmich (zagueiro/meio-campista, Bayern de Munique)
Outra opção é o favorito de Guardiola, Kimmich, a quem deu uma chance no Bayern de Munique em 2015 e que agora é um dos jogadores mais versáteis do mundo. O jogador pode brilhar como lateral-direito e como meio-campista, duas posições que o clube de Manchester precisa reforçar.
Kyle Walker, um dos pilares do elenco, só tem mais 18 meses de contrato e, mesmo com a história que criou no clube, aos 34 anos precisará ser substituído.
Kimmich estará sem contrato no final da temporada, o que significa que o City poderia contratá-lo de graça e, aos 29 anos, o meia pode ser uma adição valiosa que causaria um impacto imediato na equipe.
Talvez não seja a contratação mais provável e Rico Lewis assuma a função única de Walker, mas uma transferência como essa faria sentido e ele não pode ser deixado de fora das especulações.
Ousmane Diomande (zagueiro, Sporting)
Os Sky Blues têm uma base sólida no centro da defesa, mas os principais jogadores não são mais tão jovens. Rúben Dias está no auge da carreira aos 27 anos, mas John Stones tem 30 anos e seu contrato expira em junho de 2026.
Nathan Aké e Manuel Akanji (ambos com 29 anos) ainda são válidos no elenco, mas se Guardiola achar que a equipe precisa de caras novas, poderão ser substituídos por "modelos mais jovens".
Além do estreante Jahmai Simpson-Pusey, outro jovem jogador poderia completar o elenco e, com a chegada de Viana, é possível que ele não saia de Lisboa sozinho. Ousmane Diomande, de 20 anos, é uma das maiores promessas da Europa e tem atuado regularmente pelo Sporting tanto no Campeonato Português quanto na Liga dos Campeões, com 14 partidas na temporada.
Na competição nacional, o zagueiro tem uma taxa de sucesso de 95% nos passes e uma média de quase 90 toques por jogo. E, como Guardiola gosta de escalar três ou até quatro zagueiros às vezes, Diomande poderia se encaixar muito bem na equipe atual.
Martín Zubimendi (meio-campista, Real Sociedad)
Com a ausência de Rodri, que está tratando uma lesão no ligamento cruzado, a contratação de Zubimendi não seria nenhuma surpresa. O meia esteve perto de se transferir para o Liverpool em junho desse ano, mas ficou na Real Sociedad no último minuto.
Desde então, há relatos de que ele é a favor de uma mudança para a Inglaterra, e a diretoria do City sem dúvida tentará adquirir o jogador espanhol.
Aos 25 anos, Zubimendi tem sido um pilar confiável para a Real e um titular em LaLiga nas últimas cinco temporadas. Embora as estatísticas de ataque não cheguem perto das de Rodri, os números defensivos podem ser exatamente o que Guardiola precisa desesperadamente.
Com o contrato de Ilkay Gündogan expirando no meio de 2025, o City poderia definitivamente se beneficiar da chegada de Zubimendi.
Um novo goleiro?
Mesmo que não seja uma prioridade, já que os goleiros costumam jogar até os 30 anos e Ederson não mostrou sinais de cansaço aos 31 anos, o contrato do brasileiro termina em 2026 e ele é, na verdade, o goleiro mais jovem do clube.
Stefan Ortega, de 32 anos, e Scott Carson, de 39, são mais velhos e Guillaume Restes, do Toulouse, poderia ser uma opção de qualidade a longo prazo.