Ruben Amorim é demitido do Manchester United após 14 meses no cargo

Ele nunca foi unanimidade
Ele nunca foi unanimidadeNews Images, News Images LTD / Alamy / Profimedia

O Manchester United demitiu o técnico português Ruben Amorim nesta segunda-feira (5).

Amorim deixa o clube no dia seguinte ao empate por 1 a 1 com o Leeds United, pela 20ª rodada da Premier League.

"Com o Manchester United ocupando a sexta posição na Premier League, a diretoria do clube tomou, com relutância, a decisão de que este é o momento certo para uma mudança. Isso dará ao time a melhor chance de alcançar a melhor colocação possível na Premier League", informou o clube.

O ex-meio-campista e capitão do United, Darren Fletcher, assume o comando interinamente após trabalhar com o sub-18. O próximo jogo do United é contra o Burnley, na quarta-feira, pelo Inglês.

Confira a tabela da Premier League

Um dos piores aproveitamentos da história

Ruben Amorim foi contratado em novembro de 2024 junto ao Sporting Lisboa. Seu melhor resultado em Old Trafford foi o vice da Europa League, em maio de 2025.

Confira os recordes negativos de Amorim no United

Em 63 jogos no comando dos Red Devils, ele conseguiu 24 vitórias, 18 empates e perdeu 21 vezes.

O português sai do cargo com o pior índice de gols sofridos da história do United na Premier League (1,53 gols/jogo) e o segundo pior índice de gols marcados (1,40).

Desabafo foi a pá de cal

Após o empate de domingo em Elland Road, Amorim criticou abertamente a alta cúpula do clube na coletiva pós-jogo, sugerindo promessas não cumpridas.

"Cada departamento, o setor de observação, o diretor esportivo, todos precisam fazer seu trabalho. Eu vou fazer o meu por 18 meses e depois seguimos em frente", disse ele.