Mais

Saiba por que Old Trafford, Anfield e Emirates não serão usados na Euro 2028

Estádio do Arsenal, do técnico Mikel Arteta, ficou de fora da lista
Estádio do Arsenal, do técnico Mikel Arteta, ficou de fora da listaAction Plus

Alguns dos estádios mais icônicos do Reino Unido não receberão jogos da Euro 2028, incluindo Old Trafford, Anfield e o Emirates.

Ao todo, nove estádios vão sediar partidas da Euro 2028, entre eles Wembley, o Tottenham Hotspur Stadium, o Aviva Stadium, em Dublin, Hampden Park, em Glasgow e o Principality Stadium, em Cardiff. O Etihad, do Manchester City, Villa Park, St James' Park e o novo Hill Dickinson Stadium, do Everton, também estão na lista.

No entanto, muitos questionam por que tantos estádios históricos, casa de alguns dos maiores clubes da Inglaterra, ficaram de fora. Embora Liverpool seja uma das cidades-sede, Anfield não foi escolhido porque o campo é pequeno demais.

As diretrizes da UEFA determinam que “o gramado deve ter as dimensões padrão de 105m x 68m”, mas o campo de Anfield tem apenas 101 metros, o que representa uma grande perda para a cidade.

Já Old Trafford ficou de fora devido aos planos recentes de reforma e à idade do estádio, o que preocupa a UEFA. O United pretende construir uma nova arena para 100.000 pessoas, mas ela só ficará pronta anos depois do torneio.

Por fim, o Emirates, do Arsenal, também não foi selecionado por conta de projetos de modernização, já que o clube considera ampliar a capacidade atual de 60.700 para mais de 70.000 lugares. Os três estádios não receberão jogos em 2028 por motivos diferentes que não serão resolvidos antes do início da competição.