Son comunicou sua decisão durante uma entrevista coletiva em Seul, onde o Tottenham realiza a pré-temporada. Ao lado do novo técnico, Thomas Frank, o sul-coreano não escondeu a emoção.
"Antes de começar a coletiva, queria dizer que decidi deixar o Tottenham neste verão. O clube está me ajudando com essa decisão", anunciou.
"Foi a decisão mais difícil da minha carreira. Tenho lembranças incríveis. Preciso de um novo ambiente para continuar crescendo, de uma mudança. Dez anos é muito tempo. Cheguei ao norte de Londres como um garoto de 23 anos. Deixo este clube como um homem maduro, muito orgulhoso", acrescentou.
Son chegou ao Tottenham em 2015, vindo do Bayer Leverkusen, e disputou 454 jogos. Foram 173 gols e 95 assistências com a camisa dos Spurs.

O capitão ergueu em maio o troféu da Liga Europa, seu primeiro pelo clube, mas teve uma temporada abaixo de seu padrão, marcada por várias lesões.
Embora não tenha revelado seu destino, Son está perto de fechar com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. A informação é do jornalista Fabrizio Romano. O jogador também tem propostas de clubes da Arábia Saudita.