Técnico do Tottenham é demitido após início desastroso em 2026

Frank cai após 8 meses no cargo
Frank cai após 8 meses no cargoChloe Knott/Tottenham Hotspur FC / Shutterstock Editorial / Profimedia

Thomas Frank foi demitido do Tottenham após a derrota em casa por 2 a 1 para o Newcastle, nesta terça-feira (10), em resultado que deixou os londrinos na 16ª posição da Premier League.

A derrota para o Newcastle veio após uma sequência prolongada de maus resultados e crescente insatisfação entre a torcida e a diretoria.

"Thomas foi contratado em junho de 2025 e estávamos determinados a dar a ele o tempo e o apoio necessários para construir o futuro juntos. No entanto, os resultados e as atuações levaram a diretoria a concluir que uma mudança neste momento da temporada é necessária", afirmou o time londrino em nota.

O técnico dinamarquês de 51 anos chegou ao Tottenham vindo do Brentford em junho, substituindo Ange Postecoglou – que foi demitido mesmo tendo conquistado a Liga Europa e encerrado um jejum de 17 anos sem títulos do clube.

Frank chegou do Brentford com a reputação de ser um dos técnicos mais inteligentes do futebol inglês, tendo levado o time dos Bees de candidato ao acesso na Championship a concorrente consolidado na Premier League.

Seu contrato com o Tottenham ia até 2028, mas a promessa de estabilidade a longo prazo foi abalada por resultados irregulares e um estilo de jogo que nunca convenceu a diretoria.

Embora tenha avançado no G4 da Champions League, havia pouca expectativa de uma campanha longa na principal competição europeia – e a classificação para o torneio do ano que vem parece improvável no momento. O time do norte de Londres também foi eliminado precocemente das duas copas nacionais inglesas. 

Próximo técnico

Com a demissão oficializada, os Spurs agora buscam seu quinto treinador desde a saída de Mauricio Pochettino em 2019. O argentino é, inclusive, um dos principais cotados para assumir o cargo.

Oliver Glasner, Xabi Alonso e Marco Silva também estão entre os favoritos para assumir o comando da equipe.

Os Spurs estão longe da zona da Champions no Inglês
Os Spurs estão longe da zona da Champions no InglêsFlashscore

Resultados preocupantes

Apesar de um início sólido, Frank não conseguiu estabilizar o time deixado por seu antecessor e sai do cargo com apenas sete vitórias em 26 jogos da Premier League, além de oito empates e 11 derrotas.

O desempenho em casa foi especialmente preocupante, com apenas duas vitórias em 13 partidas pelo campeonato, além da dificuldade recorrente em controlar jogos contra adversários considerados mais fracos.

Em 26 jogos pelo campeonato inglês, Frank teve um aproveitamento de apenas 26,9% de vitórias.

Com Pochettino, o Tottenham venceu cerca de 54% dos jogos da Premier League ao longo de quase cinco temporadas, chegando a ultrapassar 60% nos melhores anos. Jose Mourinho teve um aproveitamento pouco acima de 51%, mesmo com um elenco em declínio e conflitos de estilo evidentes.

Campanha recente do Tottenham
Campanha recente do TottenhamFlashscore

Antonio Conte, apesar de toda a instabilidade de sua passagem, ainda conseguiu um aproveitamento de cerca de 53% na Premier League, impulsionado por uma primeira temporada muito forte.

Até mesmo com Postecoglou, que terminou sua passagem com problemas defensivos e insatisfação da torcida, o aproveitamento ficou na casa dos 40% altos, bem acima do desempenho de Frank.

Derrotas pesadas para rivais — incluindo um 4 a 1 fora de casa para o Arsenal — não ajudaram a melhorar a relação com os torcedores, que também criticaram a falta de criatividade ofensiva durante toda a passagem do treinador.