Os Magpies estão em 12º lugar na Premier League, antes do confronto de sábado (14) contra o Leicester, muito longe do G4 que o clube almejava estar depois de competir na Liga dos Campeões na última temporada.
Confira a classificação da Premier League
Quando a aquisição saudita do St James's Park foi concluída em 2021, o Newcastle esperava se estabelecer como um dos principais clubes do mundo.
Mas as regras de lucro e sustentabilidade da liga inglesa dificultaram os esforços dos sauditas para aproveitar o quarto lugar que o Newcastle alcançou há duas temporadas.
E com poucos sinais de gastos significativos nas novas contratações de janeiro, Howe sabe que pode ser mais difícil manter os jogadores felizes e atrair novos talentos.
"Os jogadores são seres muito astutos. Sempre digo que eles sentem tudo em um clube de futebol. São as pessoas mais perspicazes porque estão na linha de frente. São eles que fazem as entregas para nós, portanto, o que quer que esteja acontecendo em uma partida, são eles que absorvem", disse o técnico à imprensa.
"Naturalmente, a PSR (regras financeiras) afetou o clube e não conseguimos nos esforçar e alcançar tão rapidamente quanto queríamos no início. Isso foi interrompido de várias maneiras. É claro que eles sentiram e estão cientes disso. O desafio para mim é que isso não afete o desempenho, o humor e o pertencimento ao clube", declarou.
O Newcastle gastou 400 milhões de libras em novas contratações durante as quatro primeiras janelas de transferências sob o comando dos novos proprietários, mas não fez nenhuma contratação importante desde então.
Howe, que substituiu Steve Bruce no Newcastle em 2021, está sob pressão após a derrota por 4 a 2 para o Brentford no último domingo (7), com a equipe tendo vencido apenas dois dos últimos 11 jogos no campeonato.
"Os melhores jogadores que temos são como ouro em pó, e eu já disse isso muitas vezes. Eles são difíceis de encontrar, você não vai encontrá-los na rua. Quando você os tem, precisa valorizá-los e cuidar deles, e tentar tornar o ambiente o mais forte possível para que eles queiram continuar fazendo parte dele", afirmou.