Os Reds só conseguiram superar o lanterna Wolverhampton por 2 a 1, no sábado (27), depois de sofrerem o 12º gol na Premier League em 18 jogos a partir de lances de bola parada. Nenhuma outra equipe foi vazada tantas vezes dessa forma. No aspecto ofensivo, o Liverpool marcou apenas três gols em bolas paradas, desconsiderando cobranças de pênalti.
Confira a tabela da Premier League no Flashscore
O saldo negativo de nove gols nesse tipo de jogada é o pior da história do clube em uma única edição da Premier League.
“O fato é que sofremos muitos gols em bolas paradas e não marcamos o suficiente. É algo que precisamos melhorar. Eu diria que, em pelo menos 75% das vezes — ou até mais —, nem se trata do primeiro contato com a bola. É a segunda fase que nos mata. É uma questão mental? Espero que não. Se isso estiver na sua cabeça, então é um problema. Pessoalmente, não está na minha cabeça”, afirmou Van Dijk.
O técnico do Liverpool, Arne Slot, tem demonstrado preocupação ao longo da temporada com o desempenho defensivo da equipe em lances de bola parada. Ainda assim, o treinador holandês identifica sinais de evolução, especialmente nas vitórias recentes sobre o Tottenham — que terminou a partida com dois jogadores a menos — e o Wolverhampton, mesmo com gols sofridos em cobranças de escanteio em ambos os jogos.
“Infelizmente, talvez sejamos a única equipe que quase nunca marca em lances de bola parada e, pior ainda, sofre gols constantemente dessa forma. Mas acredito que já disse há duas, três ou quatro semanas que precisamos garantir que, quando as coisas vão contra nós — seja em uma bola parada ou em qualquer outra situação —, continuemos encontrando maneiras de vencer”, afirmou Slot.
"Nos últimos dois jogos sofremos gols em bolas paradas, mas conseguimos vencer, algo que não vinha acontecendo com frequência nesta temporada. Para mim, isso já representa um progresso. Ainda assim, é evidente que há vários aspectos a melhorar, e esse é claramente um deles”, completou o treinador.
Apesar de uma série de exibições pouco convincentes, o Liverpool soma uma sequência de sete jogos sem derrotas.
Três vitórias consecutivas na Liga permitiram à equipe de Slot regressar ao G4, mas os Reds continuam a dez pontos do líder Arsenal.

