O time de Ruben Amorim, bastante pressionado, vai iniciar a partida à frente do grande rival, mas com apenas uma vitória e um empate até agora, na nona posição. Duas derrotas já para Pep Guardiola e sua equipe fazem com que o City esteja lá embaixo, na 13ª colocação, podendo até cair mais antes do início do jogo.
Confira a classificação da Premier League
De certa forma, é possível que vejamos atuações de times mais preocupados em não perder do que em buscar a vitória, o que dificilmente vai agradar aos torcedores. Torcedores que talvez estejam esperando pelos gols e pela emoção das edições anteriores do dérbi.
Setembro de 2009: United 4 x 3 City
O ex-atacante do United Mark Hughes foi superado pelo seu ex-técnico Sir Alex Ferguson em um jogo que teve de tudo, incluindo o gol da vitória de Michael Owen nos acréscimos, já no famoso "Fergie time".
Carlos Tevez havia trocado o lado vermelho de Manchester pelo azul, adicionando ainda mais tensão ao duelo e incendiando um encontro em que nenhum dos lados deu ou pediu trégua. Foi uma verdadeira batalha, e o United só conseguiu se livrar do City com a intervenção decisiva de Owen nos minutos finais.

Wayne Rooney abriu o placar para os donos da casa logo aos dois minutos, antes de Gareth Barry empatar graças à insistência de Tevez. Dois gols quase idênticos de cabeça de Darren Fletcher foram anulados por belos chutes de Craig Bellamy, que calaram Old Trafford – incluindo o empate nos acréscimos, que deixou Rio Ferdinand sem reação.
Com o tempo já esgotado, Ryan Giggs encontrou Owen livre, e o atacante, na sua primeira chance, finalizou com precisão para marcar seu primeiro gol no Teatro dos Sonhos e garantir a vitória do United.
Fevereiro de 2011: United 2 x 1 City
O jogo que sempre será lembrado pela bicicleta de Wayne Rooney. Na verdade, não foi uma partida tão empolgante, com o United sendo igualado após o gol de Nani aos 41 minutos, graças ao empate de David Silva, que contou com um desvio de Edin Dzeko.
Com as equipes se anulando, tudo indicava um empate até que, faltando 12 minutos, Nani cruzou e Rooney marcou de bicicleta. A maioria dos 75 mil presentes em Old Trafford, incluindo Sir Alex, foi à loucura, e a vitória dos mandantes manteve a sequência do City de apenas uma vitória em 27 visitas ao estádio.
Outubro de 2011: United 1 x 6 City
O famoso momento "Why always me?" (Por que sempre eu?) de Mario Balotelli é o símbolo de um jogo que aconteceu apenas oito meses depois do golaço de Rooney. Os "vizinhos barulhentos" do United realmente chegaram para ficar após essa atuação, que fez muitos torcedores irem embora antes do apito final.
A expulsão de Jonny Evans logo no início do segundo tempo, ao segurar Balotelli, só piorou a situação dos donos da casa, e o atacante italiano, Sergio Aguero, Edin Dzeko com dois gols e David Silva completaram a goleada sobre os Red Devils. Infelizmente para Darren Fletcher, seu belo gol pelo United acabou esquecido.
Outubro de 2022: City 6 x 3 United
Onze anos depois, o United sofreu outra goleada por seis gols, desta vez no Etihad Stadium. O dérbi de Manchester com mais gols da história foi um massacre para os Red Devils, em uma partida que teve Erling Haaland e Phil Foden marcando hat-tricks.
Com 4 a 0 contra no intervalo, muitos torcedores do United já tinham desistido.
Esses perderam o belo gol de Antony aos 11 minutos do segundo tempo e os dois gols de Anthony Martial no fim, mas, na verdade, foi a decisão mais sensata em um dia em que nada deu certo para os visitantes.
Maio de 2024: City 1 x 2 United
Pela segunda vez seguida, United e City se enfrentaram na final da FA Cup, com a expectativa de que o resultado fosse igual ao anterior, com vitória dos comandados de Pep Guardiola.
O City também havia vencido o grande rival nos dois jogos da liga na temporada, então talvez o excesso de confiança tenha influenciado na postura do time no dia.
Os gols de Alejandro Garnacho e Kobbie Mainoo no primeiro tempo garantiram uma vitória histórica para o pressionado Erik ten Hag, enquanto o gol de Jeremy Doku foi apenas um consolo para Guardiola e o elenco do City.
Dezembro de 2024: City 1 x 2 United
Em uma temporada que qualquer torcedor do Man United preferiria esquecer, houve pelo menos um ou dois momentos marcantes. A pressão já estava sobre Ruben Amorim antes desse duelo, dez dias antes do Natal, e seu humor não melhorou quando Josko Gvardiol colocou o City na frente aos 36 minutos.
Faltando dois minutos para o fim, os visitantes do Etihad Stadium ainda estavam atrás, mas dois lances de genialidade de Amad Diallo viraram o jogo e garantiram a vitória.
Recebendo a bola na área, ele olhou e esperou Matheus Nunes chegar forte, sofrendo o pênalti que Bruno Fernandes converteu com categoria.
Já nos acréscimos, Amad fez uma arrancada, dominou o lançamento de Lisandro Martinez com um toque e, no segundo, finalizou para garantir uma vitória inesperada, mas merecida.
