Zagueiro Giovanni Leoni, do Liverpool, sofre lesão no joelho e só volta a jogar em 2026

Giovanni Leoni é retirado de maca enquanto Arne Slot observa
Giovanni Leoni é retirado de maca enquanto Arne Slot observaPAUL ELLIS / AFP

A empolgação da estreia de Giovanni Leoni com a camisa do Liverpool rapidamente se transformou em drama. O zagueiro italiano de 18 anos se machucou gravemente no confronto com o Southampton, nesta terça-feira (23), válido pela 3ª fase da Copa da Liga Inglesa.

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o veredicto dos médicos é claro: ruptura do ligamento cruzado anterior.

Confira a tabela da Copa da Liga Inglesa

Essa lesão implica em um período de recuperação estimado entre nove e 12 meses, o que coloca Leoni fora dos planos para a atual temporada.

Impacto na equipe do Liverpool

A ausência de Leoni deixa um buraco notável na defesa do Liverpool. No momento, apenas Virgil van Dijk, Ibrahima Konaté e Joe Gomez continuam sendo os principais zagueiros do esquema de Arne Slot. Rhys Williams, que recentemente foi reserva, pode agora ter a chance de um retorno inesperado.

O Liverpool não é estranho a esses golpes. Em 2020, Virgil van Dijk ficou nove meses afastado após o mesmo tipo de lesão, mas cada processo de recuperação é diferente. Além disso, o fracasso em contratar Marc Guehi no meio do ano está agora reacendendo as frustrações da diretoria.

Possíveis mudanças na Liga dos Campeões

A lesão de Leoni também tem repercussões na Europa. A UEFA introduziu recentemente uma regra que permite que jogadores lesionados de longa duração sejam substituídos. Nesse contexto, o Liverpool poderia colocar outro jogador na lista, sendo Federico Chiesa um dos nomes cogitados.