Flamengo desafia histórico negativo contra argentinos em busca da Recopa

Filipe Luís em treino do Flamengo na Argentina para Recopa
Filipe Luís em treino do Flamengo na Argentina para RecopaGilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo inicia a disputa da Recopa Sul-Americana diante do Lanús, nesta quinta (19), carregando o peso de um histórico negativo contra equipes argentinas em finais. De quatro decisões, o Rubro-Negro saiu vencedor em apenas uma: a inesquecível Libertadores de 2019.

Agora, em 2026, o desafio é ampliar a hegemonia brasileira no torneio e superar um adversário que, apesar de ter sofrido nas mãos de clubes do Brasil no passado, transformou sua casa em uma fortaleza contra os visitantes.

Acompanhe Lanús x Flamengo com narração ao vivo no Flashscore

O primeiro embate decisivo entre os hermanos e o Flamengo ocorreu em 1995, quando o Rubro-Negro perdeu a antiga Supercopa Libertadores para o Independiente.

Retrospecto do Flamengo em finais contra argentinos
Retrospecto do Flamengo em finais contra argentinosOpta by Stats Perform

Em 2001, foi a vez do San Lorenzo levantar o troféu da extinta Copa Mercosul. Após dois empates, os Cuervos venceram o Urubu nos pênaltis e garantiram a taça.

Quis o destino que, em 2017, o Flamengo reencontrasse o Independiente, seu algoz de 1995. O duelo decisivo da Copa Sul-Americana deu o título ao Rei de Copas, que levantou a taça em pleno Maracanã.

A escrita só foi quebrada em 2019, quando o Flamengo finalmente venceu um rival argentino em uma final — com um enredo recheado de drama. 

Após sair atrás no placar diante do River Plate, o time contou com o heroísmo de Gabigol para virar a partida nos minutos finais e fazer história. O título da Libertadores marcou a primeira conquista rubro-negra sobre uma equipe da Argentina em decisões continentais.

Soberania brasileira na Recopa 

Se vencer o Lanús, o Flamengo garantirá ao Brasil o sexto título da Recopa sobre uma equipe argentina. Além disso, o Rubro-Negro carioca se juntará a Internacional, Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG no rol de brasileiros que superaram times do país do tango na grande decisão.

Ao analisarmos as últimas 10 decisões da Recopa — incluindo a de 2026 —, nota-se que metade delas foi protagonizada por brasileiros e argentinos. O dado evidencia que os dois países têm tido uma presença constante nas finais da Libertadores e da Sul-Americana, consolidando-os como as grandes potências do continente.

Com 13 títulos de Recopa, o Brasil lidera o ranking de maiores vencedores da competição, seguido pela Argentina, que faturou 11 edições. São Paulo, Inter e Grêmio são os responsáveis por quase metade dos troféus na galeria brasileira – cada um foi campeão duas vezes. 

Boca Juniors e River Plate seguem como os maiores campeões: enquanto o time da Bombonera soma quatro conquistas, os Millonarios venceram três.

Duelos entre brasileiros e argentinos na Recopa Sul-Americana
Duelos entre brasileiros e argentinos na Recopa Sul-AmericanaOpta by Stats Perform

Lanús tenta equilibrar números na decisão contra brasileiros

Esta será a segunda Recopa disputada pelo Lanús, e as lembranças do time argentino contra os brasileiros não são das melhores. Em 2014, a equipe então treinada por Guillermo Schelotto perdeu o jogo de ida para o Atlético-MG por 1 a 0

Na volta, em Belo Horizonte, os argentinos fizeram o Galo “bailar um tango” nada agradável e venceram por 3 a 2 no tempo normal. Contudo, na prorrogação, o Atlético anotou mais dois gols, selou o placar em 4 a 3 e sagrou-se campeão da Recopa pela primeira vez em sua história.

O trauma dos Granates diante do clube mineiro, porém, é ainda mais antigo. Os dois times já haviam se enfrentado na final da Copa Conmebol de 1997, e nem mesmo o fator casa foi suficiente para conter o ímpeto do Galo, que aplicou uma sonora goleada de 4 a 1 em solo argentino, encaminhando o título que viria a conquistar em território brasileiro.

Em 2017, o Lanús conseguiu chegar a uma inédita final de Libertadores, mas a equipe foi superada pelo Grêmio nos dois jogos — 1 a 0 em Porto Alegre e 2 a 1 na Argentina.

Por outro lado, as duas vagas conquistadas pelo time argentino na Recopa vieram de triunfos sobre equipes brasileiras. Em 2013, sagrou-se campeão da Sul-Americana diante da Ponte Preta.

Já no ano passado, a equipe reeditou a final de 2014 contra o Atlético-MG e levantou seu segundo troféu da competição após uma vitória dramática nos pênaltis.

Retrospecto do Lanús contra brasileiros
Retrospecto do Lanús contra brasileirosOpta by Stats Perform

Ciudad de Lanús: o trunfo do time argentino

Em 16 partidas como mandante contra times brasileiros, o Lanús ostenta um aproveitamento de 58,3%, somando nove vitórias, um empate e seis derrotas. O Flamengo tenta agora se juntar a Cuiabá, Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro na seleta lista de clubes do Brasil que conseguiram triunfar sobre os Granates em solo argentino.

Em 2026, o time do sul da Grande Buenos Aires ainda não perdeu em seus domínios — soma dois empates e uma vitória pelo Campeonato Argentino. No histórico do confronto direto, as lembranças também favorecem os cariocas.

Em 2012, o Flamengo visitou o Lanús pela fase de grupos da Libertadores e arrancou um empate. Na volta, o Rubro-Negro goleou por 3 a 0, mantendo o tabu de nunca ter perdido para a equipe argentina.

Os jogos mais recentes do Lanús
Os jogos mais recentes do LanúsFlashscore